Estilo de Vida

Os cuidados após a realização de uma tatuagem

Por Thiago Tedeschi

Para quem está fazendo uma tatuagem pela primeira vez, a ansiedade e a expectativa para ter o rabisco são realmente empolgantes. Porém, há cuidados a serem tomados após a sessão que vão deixar com que as cores tenham vida por mais tempo.

1°: Higiene

A parte da higienização começa logo depois do tatuador acabar o trabalho com as agulhas.

Plástico para proteger contra poeira e a vaselina que ajuda na cicatrização de forma natural

Plástico para proteger contra poeira e a vaselina que ajuda na cicatrização de forma natural Foto:Thiago Tedeschi

Após deixar alguns minutos para que a pele acalme, o próprio profissional irá limpá-la com água e sabonete anticéptico, aplicar uma leve camada de pomada e cobrir com o plástico para evitar o contato com sujeiras e microrganismos.

Os tatuadores costumam indicar o uso do plástico PVC,  por até cinco dias, trocando o curativo de três a quatro vezes ao dia, com intervalo de meia a uma hora para que a pele tatuada respire.

2°: em casa

Como o organismo trata a tatuagem como um ferimento, é indicado a utilização de pomadas que contenham vitaminas A e D, pois elas aceleram o processo de cicatrização, mantém a pele hidratada e criam uma película protetora. Existe, porém, a possibilidade de reação química entre os componentes da pomada e das tintas, podendo ocasionar alteração nas tonalidades dos pigmentos ou lesão na pele.

Por este motivo, muitos tatuadores, inclusive o entrevistado Flávio Souza, recomendam apenas o uso de vaselina solida, que hidrata e protege.

Após aproximadamente três semanas, quando a primeira camada da pele já cicatrizou, é recomendado o uso de protetor solar pelo resto da vida.

Flávio Souza, tatuador à 10 anos, especialista em pontilhismo e maoris

Flávio Souza, tatuador à 10 anos, especialista em pontilhismo e maoris

“Quando a empresa de materiais para tatuagem disse que poderia ocorrer reação entre os componentes da pomada e das tintas, eles ofereceram a vaselina solida, que não acelera a cicatrização. Desde então, aqui no estúdio só é utilizado a vaselina e os resultados nas cicatrizações estão sendo muito bons” – Flávio Souza, tatuador da Ohana Tatuaria

Ao lavar, com a ajuda de suas mãos, esfregue suavemente o sabonete sobre a tatuagem e remova o excesso de tinta. Panos e esponjas devem ser evitados, já que podem conter bactérias ou fungos.

Após aproximadamente três semanas, quando a primeira camada da pele já cicatrizou, é recomendado o uso de protetor solar e creme hidratante para o resto da vida. Eles ajudam a manter a pele fina, fazendo com que fique mais viva e a protegida contra contaminação.

Tatuador Flávio Souza fazendo o preenchimento de uma tatuagem, em Jaguariúna-SP

Tatuador Flávio Souza fazendo o preenchimento de uma tatuagem, em Jaguariúna-SP Foto:Thiago Tedeschi

3°: Alimentação

Não se deve fugir de sua alimentação diária, porém, deve-se evitar o abuso de alimentos gordurosos, com a carne de porco e chocolate. Esses alimentos são muito fortes para a pele e podem ajudar a inflamar, além de cortar os efeitos da cicatrização.

Infográfico Reportagem Tatuagens Digitais


Veja mais matéria sobre Estilo de Vida

Veganismo, uma nova forma de se alimentar


A gastronomia vegana exclui qualquer tipo de alimento de origem animal


A dança como um esporte


A modalidade atrai pessoas que buscam por atividade física


Mulheres buscam aulas de defesa pessoal


Mulheres buscam se defender caso aconteça algum tipo de assédio


Atividade física na infância economizaria R$ 70 bilhões


Pesquisa dos EUA aponta que exercícios reduzem despesas médicas ao longo da vida


Amor entre brasileiro e tailandesa vence distância


Eles conversaram por quase dois anos antes de finalmente se encontrarem pessoalmente


Tecnologias auxiliam jovens que sofrem com o transtorno


Estou à procura de um jovem que não sinta ansiedade! Se você tem de 18



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Mais Acessadas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.