Destaque
Thalles Bruno, Talita Nonato e Jorge Talmon compartilharam suas experiências com alunos do 3º e 5º semestres
Por: Nicole Heinrich

Alunos de jornalismo da PUC-Campinas receberam profissionais do telejornalismo para aulas especiais nesta sexta-feira, 4 de abril. As turmas do 3º e 5º semestres entenderam o que acontece por trás das câmeras de um jornal televisivo, nas ruas e na redação, em conversa com jornalistas da EPTV Campinas.
Thalles Bruno, editor de texto, orientou os futuros repórteres sobre a produção de uma reportagem para telejornal, desde o roteiro até o texto final, passando por dicas de entrevista. O editor enfatizou que é fundamental manter a linguagem clara, sempre evitando jargões e termos técnicos. O aluno Lucas Tauari, que cursa o 3º semestre de jornalismo, disse que a palestra o ajudou a fazer a conexão entre o texto jornalístico estudado em sala de aula e a produção do roteiro de uma matéria para telejornal.

Em bate-papo com as turmas do período noturno, Talita Nonato, apresentadora do Bom Dia Cidade, destacou a importância de manter-se fiel à própria essência no exercício da profissão: “ela [essência] que vai fazer vocês se diferenciarem no mercado de trabalho.” A jornalista exibiu reportagens que produziu e provocou reflexões sobre o equilíbrio entre profissionalismo e empatia. Jorge Talmon, repórter do EPTV1 e 2, dividiu a aula com Talita e explicou os mecanismos que compõem o telejornalismo. Talmon enfatizou que o trabalho em equipe é crucial. Segundo ele, o repórter deve confiar no trabalho dos cinegrafistas e editores para entregar boas matérias na velocidade que a televisão exige.
O professor Rogério Bazi, organizador do evento, afirma que as palestras com profissionais somam à formação dos jovens e são muito bem-vindas. “Foi uma troca muito rica de saberes e conhecimento.” A diretora do curso de Jornalismo, Karla Ehrenberg, comentou: “ Acredito que o aprendizado deve acontecer de maneiras múltiplas, indo além das aulas tradicionais. As palestras dos profissionais da EPTV com certeza ampliaram o conhecimento dos alunos e enriqueceram a experiência deles com o curso e com a profissão.”
Orientação: Profa. Karla Ehrenberg
Edição: Luísa Viana
Veja mais matéria sobre Destaque

Morungaba terá dia especial da inclusão neste domigo
Evento quer aproximar autistas com outras crianças para que, juntas, possam criar um ambiente mais seguro

Pane di Padre aposta na fermentação natural
Padaria da cidade de Vinhedo se destaca por produzir pães artesanais, doces, salgados e produtos sem glúten.

Abril Azul e Dia do Jornalista ganham destaque no Giro RMC
Programa transmitido nesse sábado, 5 de abril, destaca o Transtorno do Espectro Autista e a importância do jornalismo.

Mirante de Caconde é um refúgio de beleza, ar puro e paz
A menos de três horas de Campinas, o lugar oferece conexão com a natureza e um toque de misticismo.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Saint Patrick’s day traz cervejas de novas cores e sabores
Comemoração originalmente irlandesa se espalhou pelo mundo através das imigrações dos nativos irlandeses.