Cultura & Espetáculos
Festa gastronômica Volta ao Mundo trouxe pratos e lanches com sabores inusitados para Paulínia
>
Por Eduardo Maschio
>
O destaque do encontro gastronômico Volta ao Mundo, sediado em Paulínia foi a barraca da Coreia do Sul, que serviu o diferente hot dog coreano, conhecido por uma combinação de salsicha empanada com massa crocante, queijo, ketchup e mostarda. O lanche chamou a atenção dos visitantes, sendo uma das opções mais requisitas, formando filas longas em volta da barraca.
A barraca da Argentina encantou os amantes de carne com o tradicional choripán — um pão crocante recheado com linguiça artesanal e molho chimichurri, servido na chapa. O sanduíche fez sucesso entre os visitantes que buscavam uma opção mais rústica e saborosa. Felipe Ribeiro, que participou do evento pela primeira vez comeu as duas opções. “Gostei muito dos dois! Escolhi o Hot Dog coreano pela curiosidade, e achei muito bom. Agora, o Choripán realmente me impressionou. Nunca tinha comido, e foi um dos melhores lanches que já comi!”
>



Choripán argentino / filas na barraca da Coreia do Sul / o hamburger americano (Fotos: Eduarso Maschio)
>
O festival trouxe, segundo os organizadores, mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Síria e Alemanha. E para quem não dispensa a culinária brasileira não faltaram as tradicionais receitas de torresmo de rolo, comida nordestina, pratos do sul do país e também doces mineiros.
Além da gastronomia, o evento contou com uma feira de artesanato com produtos locais e internacionais, espaço kids, além de uma programação musical variada. Artistas regionais se apresentaram durante os quatro dias de evento, oferecendo ritmos de MPB e Rock, criando uma atmosfera agradável para os participantes.
A expectativa para esta edição era superar o público do ano anterior. Segundo Fábio Siqueira, organizador principal do evento, a meta foi atingida, refletindo o crescente interesse por eventos culturais e gastronômicos na região de Campinas. O Volta ao Mundo mostrou como a gastronomia pode ser uma ponte entre culturas e já garantiu um lugar fixo no calendário cultural de Paulínia.
>
Orientação e edição: Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Ingressos para rodeio de Americana já estão à venda
Novidade deste ano é estreia do camarote Farraial, que terá até espaço para massagem e maquiagem

Shows internacionais exigem gerenciamento estratégico
Destino desejado para turnês globais, o país se destaca pela interação com os fãs, hospitalidade

Ainda dá tempo de curtir a Festa da Uva em Vinhedo
Evento celebra a cultura italiana e movimenta o turismo e o comércio da cidade, aproximando o consumidor com o produtor.