Digitais Recomenda

Cidade Orquídea alegra a vida dos moradores de Sumaré

Moradores atuaram na revitalização do Bosque dos Lagos, hoje ponto turístico e para atividades de educação ambiental

Por Bruno Dantas

Em um lugar agradável e cheio de vida, onde a diversão e a natureza, andam de mãos dadas. O Bosque dos Lagos, no Jardim Dall’orto, em Sumaré, não é só uma boa pedida para passeios ao ar livre. Com sua revitalização e o trabalho voluntário dos moradores para o resgate da fauna e da flora local, a vida no bairro ganhou novo cenário. Com seus oito anos de existência, o bosque conhecido como Cidade Orquídea, devido às variedades de espécies dessa planta que ali sem encontram, começou a ter destaque nos últimos quatro anos quando o vendedor e morador do bairro, Adão Veiga de Oliveira, decidiu com uma singela atitude mudar essa situação.

Tudo começa no arremesso (Foto: Bruno Dantas)

     Oliveira se lembra que, há quatro, foi até o bosque e viu que os lagos estavam sujos e não tinha quase nada de plantas. “Aí veio uma ideia na minha mente: por que não usar o bosque para mostrar para as pessoas que dá para ter um lugar no bairro, onde todos possam se divertir, pescar e fazer um churrasco, levar os seus filhos para brincar?”. Com esse propósito, o bosque hoje conta com 200 espécies de plantas nativas da região.

A inciativa teve sucesso com a participação voluntária dos moradores do bairro, que passam a fazer arrecadações para a compra de peixe, soltos no logo, que ganhou vida. “Um senhor de 92 anos, me disse: Adão, por que você não solta peixes na lagoa para o pessoal pescar? Eu respondi: como eu vou soltar peixes aqui, se eu não tenho condições nem pra mim? Aí me veio a ideia. Por que não fazer uma arrecadação e cada um dá um pouquinho? Faz dois anos que arrecadamos valores de voluntários e de patrocinadores” conta.

Movimento e divertimento (Foto: Bruno Dantas)

       Hoje, são soltos mensalmente de 100 a 200 quilos de peixes. Cada pescador e visitante do local, doa 1 quilo de alimento, revertido em cestas básicas distribuídas para famílias carentes. Os peixes ali pescados, podem ser levados para casa pelos pescadores ou até mesmo, assados nos quiosques existentes no local.

      O bosque tem uma quadra de vôlei de areia, dois banheiros e playground, melhorias vindas tanto da ajuda da Prefeitura, mas em grande parte, do esforço coletivo de todos os voluntários e doadores que decidiram ajudar no projeto, como moradores e iniciativas privadas que empresas e comércios locais. Enquanto os adultos pescam, as crianças deslizam no escorregador, se escondem na pequena casa e aproveitam a imensa área arborizada. Para os mais antenados no mundo digital, a Cidade Orquídea disponibiliza wifi gratuito, fruto de uma parceria com uma empresa de internet da região paga com parte das doações de empresas privadas. Para os fãs de corrida o local conta com 1,5 Km de caminho pavimentado, cercado por plantas e flores, como as orquídeas, eucaliptos, bambus, quaresmeiras e árvores frutíferas como pés de amora e goiabeiras.

     Tais coisas não foram conquistadas com facilidade e, de acordo o economista e voluntário do projeto Luiz Carlos Gonçalves, foi graças a ajuda da população do bairro que foi possível melhorias na iluminação, saneamento para limpeza dos lagos e doações que permitem manter o bosque em perfeito estado para uso da comunidade. Tais obras como a limpeza do lago, revitalização do sistema elétrico, vieram tanto de ofícios, enviados para a Prefeitura da cidade, tanto de ofícios enviados para a indústria de energia e água da cidade, que se encantando com a ideia do projeto, prontamente se puseram a ajudar. Em parceria com as escolas da região, mensalmente, ocorre o plantio de mudas de árvores e um campeonato de pescaria, que tem como intuito principal conscientizar as crianças sobre a importância de se preservar a natureza.

SERVIÇO – R. Piracanjuba, 2 – Jardim Dall’orto, Sumaré – SP, 13178-080. Horário de Funcionamento: aberto 24 horas diariamente.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Murilo Sacardi


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:


Fábrica das Infâncias Japy une arte e lazer para desenvolvimento infantil


Antiga fábrica de tecelagens foi adaptada pensando em atividades que ocupem o tempo livre do



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.