Cultura & Espetáculos
Encerramento da Jornada de Jornalismo Cultural teve a participação de jornalistas especializadas no ramo cultural e musical
Por Ana Luiza Frozino Gomes
“Assessoria de imprensa no meio cultural é essencial para trazer luz ao que o artista quer falar”, essa foi uma das falas que encerrou a Jornada de Jornalismo Cultural, na noite de ontem (24), dita pela convidada Kátia Almeida. O evento foi mediado pelo professor Carlos Zanotti e contou com a presença das jornalistas, Bianca Ceará, Lalá Ruiz e Kátia Almeida, todas formadas pela PUC-Campinas. No bate-papo, as comunicadoras contaram suas experiências e desafios dentro da área de assessoria de imprensa artística e cobertura cultural.

Lalá Ruiz, atualmente colunista do site Entre Sabores, iniciou a conversa contando sua trajetória no jornalismo, mas, com foco nos futuros jornalistas presentes no evento. “Vocês são o novo, vocês têm que encarar os desafios e procurar os seus espaços, a sua relevância da melhor forma possível nesse mercado. Vocês é que vão trazer o novo, mas olhando também para gerações passadas, não é sem saudosismo”, disse.
A jornalista também trouxe conselhos para os estudantes que têm interesse em seguir no ramo da cultura. Para ela, gostar de cultura, ter referências e ser imparcial, são os pilares para trilharem um caminho interessante no jornalismo. “Vá ao cinema, ao teatro, escute discos, leia, faça, consuma. Tenha referências, mas saiba separar a pessoa física da pessoa jurídica”, contou Lalá, fomentando a necessidade da bagagem jornalística.
Kátia Almeida, CEO da Novitá Comunicação Estratégica, é especialista em planejamento estratégico e gerenciamento de crise de imagem. Além disso, cuida do relacionamento da imprensa com artistas como Sandy, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó, entre outros.
A comunicadora trouxe para os alunos informações sobre como é a rotina de assessorar a imprensa musical. “Entretenimento acontece quando? À noite, no final de semana, nas suas férias, nos feriados. É uma vida de renúncia, é uma vida extremamente estratégica, que se faz de um time preciso e de uma excelência tática criteriosa. Isso é assessoria de imprensa musical”, contou Kátia.

Bianca Ceará, emocionada por estar de volta à faculdade onde se formou, fez um retrospecto de sua jornada até os dias atuais, que se consagrou assessora de artistas como Edson e Hudson, Maria Cecília e Rodolfo, Bruno e Barreto, além de ser responsável por grandes eventos sertanejos como a Festa do Peão de Americana.
A jornalista compartilhou com os alunos a dificuldade de ser da assessoria de imprensa no ramo musical, dizendo que é muito difícil, principalmente por ser uma profissão que cuida de pessoas, que gerencia pessoas.
Por fim, Bianca direcionou sua mensagem para os alunos, enfatizando o futuro. “Acima de tudo, sejam jornalistas. Amem aquilo, independente do jornalismo cultural, independente da área de assessoria de imprensa. Honrem sempre aqueles que vieram antes de vocês e trabalhem com amor. Que o futuro de vocês seja brilhante, cheio de muito sucesso e eu espero que vocês me encontrem no mercado de trabalho.”
Saiba como foram as outras palestras:
- Painel aponta jornalista como tradutor da realidade
- Cultura é tema de debate na Faculdade de Jornalismo
- Cultura e inteligência artificial são temas de debate em palestra
Orientação: Amanda Artioli
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Festa das Nações chega ao Distrito de Joaquim Egídio
A festa vai oferecer barracas de artesanato, gastronomia e shows musicais que remetem às tradições das determinadas nações.

Dia da Dança tem mais de 20 coreografias em Nova Odessa
Meire Prado, diretora da escola, disse que esse momento é essencial para reforçar a importância da cultura para as pessoas.

Gostos da Argentina, Coreia e Minas juntos num só lugar
O festival trouxe mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.