Noticiário Geral
Posto de coleta instalado no shopping serviu principalmente para estimular novos doadores
Por: Redação Digitais
Nos 9 dias previstos para recebimento de doações de sangue, no posto do Hemocentro instalado no shopping Parque D. Pedro durante a campanha Junho Vermelho, compareceram 129 candidatos, dos quais 98 estiveram aptos a doar, segundo dados divulgados no início de julho. Cada doação pode render até 4 bolsas, o que contribuiu para minorar os baixos níveis de estoque registrados nessa época do ano.

Dados do Hemocentro apontam que, durante o mês de junho, quando começa o inverno, o número de doações diminui cerca de 30%. O posto de coleta instalado no shopping teve por objetivo ser uma ferramenta para combater essa defasagem, mas principalmente impactar mais pessoas em um local de grande circulação.
“A possibilidade de levar esta informação para um público que não ‘fala’ sobre doação de sangue é de extrema importância e relevância. Estamos conseguindo atingir nossos objetivos, pois a procura por informação está bem grande”, informou à época a assessoria do Hemocentro.
Rafaela Pacheco, estudante da Unicamp e doadora, disse que sempre reconheceu a importância da doação, mas passou a dar ainda mais valor depois que sua mãe se submeteu a uma cirurgia e precisou de transfusão.
“Para mim, foi muito tranquilo. Foi muito rápido, tanto o atendimento, quanto a doação, acho que nem 15 minutos. Não dói e é rápido”, afirmou a estudante de 32 anos.

Para a organização da campanha, a escolha de um shopping para a instalação do posto teve por objetivo levar informação para além do público que já fez doação e alcançar novos doadores. Para Rafaela, a localização ajudou a economizar no deslocamento.
“Fiquei motivada a conseguir vir porque ficou perto da minha casa. Então, eu já estava adiando para ir e, como ficou perto da minha casa, eu passei aqui e vi e falei ‘é agora, eu vou doar’”.
Após as doações são realizados testes de imunologia e sorologia. Caso tenha havido alguma inconclusão, o Hemocentro entra em contato com o doador em até 15 dias para realizar novos exames e fazer orientações necessárias. Para mais informações sobre os exames, o doador deve entrar em contato pelo telefone 0800 722 8432.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores