Noticiário Geral
Posto de coleta instalado no shopping serviu principalmente para estimular novos doadores
Por: Redação Digitais
Nos 9 dias previstos para recebimento de doações de sangue, no posto do Hemocentro instalado no shopping Parque D. Pedro durante a campanha Junho Vermelho, compareceram 129 candidatos, dos quais 98 estiveram aptos a doar, segundo dados divulgados no início de julho. Cada doação pode render até 4 bolsas, o que contribuiu para minorar os baixos níveis de estoque registrados nessa época do ano.
Dados do Hemocentro apontam que, durante o mês de junho, quando começa o inverno, o número de doações diminui cerca de 30%. O posto de coleta instalado no shopping teve por objetivo ser uma ferramenta para combater essa defasagem, mas principalmente impactar mais pessoas em um local de grande circulação.
“A possibilidade de levar esta informação para um público que não ‘fala’ sobre doação de sangue é de extrema importância e relevância. Estamos conseguindo atingir nossos objetivos, pois a procura por informação está bem grande”, informou à época a assessoria do Hemocentro.
Rafaela Pacheco, estudante da Unicamp e doadora, disse que sempre reconheceu a importância da doação, mas passou a dar ainda mais valor depois que sua mãe se submeteu a uma cirurgia e precisou de transfusão.
“Para mim, foi muito tranquilo. Foi muito rápido, tanto o atendimento, quanto a doação, acho que nem 15 minutos. Não dói e é rápido”, afirmou a estudante de 32 anos.
Para a organização da campanha, a escolha de um shopping para a instalação do posto teve por objetivo levar informação para além do público que já fez doação e alcançar novos doadores. Para Rafaela, a localização ajudou a economizar no deslocamento.
“Fiquei motivada a conseguir vir porque ficou perto da minha casa. Então, eu já estava adiando para ir e, como ficou perto da minha casa, eu passei aqui e vi e falei ‘é agora, eu vou doar’”.
Após as doações são realizados testes de imunologia e sorologia. Caso tenha havido alguma inconclusão, o Hemocentro entra em contato com o doador em até 15 dias para realizar novos exames e fazer orientações necessárias. Para mais informações sobre os exames, o doador deve entrar em contato pelo telefone 0800 722 8432.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino