Destaque

Jornalismo esportivo sob o dilema de informar e entreter

Luiz Nascimento, coordenador de filiais da CBN e colunista do Globoesporte, destaca desafio das novas mídias e a imprensa

Por: Bruno Leoni, Caio Cominotte, Guilherme Tristão, Izabella Santos, Marcela Franco e Samuel Garcia

“Além de ser majoritariamente centrada no futebol, e aqui me refiro ao futebol masculino, o jornalismo esportivo brasileiro vive nos últimos anos o dilema entre informação, análise e entretenimento’,” afirma Luiz Nascimento, coordenador de filiais da Rede CBN e colunista do Globoesporte. Nascimento critica a forma como o jornalismo esportivo é conduzido no Brasil, particularmente em relação ao ‘advento das novas mídias’.

Luiz Nascimento, coordenador de filiais da Rede CBN e colunista do Globoesporte

Nascimento atribui esse dilema a uma série de fatores como clubismo, regionalismo, falta de postura, arrogância, machismo e até a falta de conhecimento sobre os temas abordados. Ele ressalta o papel da influência do jornalismo na maneira como os fãs recebem e replicam informações, especialmente na era digital, quando as novidades estão disponíveis 24 horas por dia, através de celulares, computadores e televisões.

Neste contexto, Nascimento questiona: “Até que ponto se faz jornalismo? Até que ponto se faz análise? Até que ponto se faz entretenimento?” Ele percebe que essa busca por audiência leva ao dilema entre essas três abordagens, vivido por todos – desde os profissionais independentes até os grandes conglomerados de mídia.

Devido a essa preferência do público, o jornalismo esportivo acaba priorizando o futebol, relegando outros esportes. A solução, segundo Nascimento, seria uma maior honestidade com o público, deixando claro o que é informação e o que é entretenimento. Ele argumenta que “O que não se pode é ser desonesto com o público, misturando ambos deliberadamente, adotando cada postura apenas em busca de audiência.”

Orientação: Prof. Artur Araujo

Edição: Suelen Biason


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.