Destaque

Banco caracol é novidade na Padre Anchieta 

Projeto “Revitaliza” atendeu demanda da população e realizou mudanças no espaço público  

Por Bianca de Freitas 

Pipoca e algodão doce marcaram a reinauguração da praça localizada no Espaço Cultural Maria Monteiro, no último sábado (27), após passar por reformas. Além das guloseimas, o evento ofereceu música e atividades culturais para quem participou da festividade. Localizado na Vila Padre Anchieta em Campinas, a 14km do centro, o espaço contou com a presença de membros da comunidade e de alunos do instituto. 

Voluntários da Vila Padre Anchieta trabalham na montagem do banco em formato caracol no bairro (Foto: Cléo Dias) 

“Trago as crianças na praça todo final de semana e estava precisando de umas melhorias. A pintura deixou o lugar mais bonito e, com certeza, irá atrair mais gente”, afirmou Amanda Oliveira, de 38 anos moradora da região. A reforma no local durou duas semanas e contou com pintura artística nos muros do Espaço Cultural, plantação de mudas e construção de um banco de madeira em formato de caracol.  

A ideia do formato do banco surgiu após pedido dos usuários, que desejavam um espaço mais confortável para acompanhar as crianças no playground, e não possuíam um assento para descanso. As transformações foram realizadas por moradores do próprio bairro, em parceria com os patrocinadores. 

O “Revitaliza” é um projeto que busca transformar espaços públicos em ambientes mais agradáveis e convidativos à integração comunitária. Por meio de oficinas profissionalizantes, a população, principalmente os jovens, participa da revitalização de praças e parques da região onde moram. A iniciativa é uma ação realizada pela Numen Produtora, em parceria com o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC). 

Pintura na área construída da praça no Espaço Cultural Maria Monteiro é feita por moradores do bairro (Foto: Cléo Dias) 

“Se eu ajudei a construir, então vou ajudar a cuidar para manter o lugar preservado para todos”, raciocina Cléo Dias, gestora do Espaço Cultural e participante da terceira edição do projeto. O Maria Monteiro tem 40 anos de existência e oferece oficinas culturais gratuitas para crianças e jovens, além de possuir um amplo teatro e biblioteca. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti 

Edição: Ana Ornelas


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.