Destaque

Banco caracol é novidade na Padre Anchieta 

Projeto “Revitaliza” atendeu demanda da população e realizou mudanças no espaço público  

Por Bianca de Freitas 

Pipoca e algodão doce marcaram a reinauguração da praça localizada no Espaço Cultural Maria Monteiro, no último sábado (27), após passar por reformas. Além das guloseimas, o evento ofereceu música e atividades culturais para quem participou da festividade. Localizado na Vila Padre Anchieta em Campinas, a 14km do centro, o espaço contou com a presença de membros da comunidade e de alunos do instituto. 

Voluntários da Vila Padre Anchieta trabalham na montagem do banco em formato caracol no bairro (Foto: Cléo Dias) 

“Trago as crianças na praça todo final de semana e estava precisando de umas melhorias. A pintura deixou o lugar mais bonito e, com certeza, irá atrair mais gente”, afirmou Amanda Oliveira, de 38 anos moradora da região. A reforma no local durou duas semanas e contou com pintura artística nos muros do Espaço Cultural, plantação de mudas e construção de um banco de madeira em formato de caracol.  

A ideia do formato do banco surgiu após pedido dos usuários, que desejavam um espaço mais confortável para acompanhar as crianças no playground, e não possuíam um assento para descanso. As transformações foram realizadas por moradores do próprio bairro, em parceria com os patrocinadores. 

O “Revitaliza” é um projeto que busca transformar espaços públicos em ambientes mais agradáveis e convidativos à integração comunitária. Por meio de oficinas profissionalizantes, a população, principalmente os jovens, participa da revitalização de praças e parques da região onde moram. A iniciativa é uma ação realizada pela Numen Produtora, em parceria com o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC). 

Pintura na área construída da praça no Espaço Cultural Maria Monteiro é feita por moradores do bairro (Foto: Cléo Dias) 

“Se eu ajudei a construir, então vou ajudar a cuidar para manter o lugar preservado para todos”, raciocina Cléo Dias, gestora do Espaço Cultural e participante da terceira edição do projeto. O Maria Monteiro tem 40 anos de existência e oferece oficinas culturais gratuitas para crianças e jovens, além de possuir um amplo teatro e biblioteca. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti 

Edição: Ana Ornelas


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.