Destaque
Celso Palermo focou inclusão social, com exposição sobre o bloco de carnaval do “Cândido Ferreira”
Por Raphael Guerra
Como parte das comemorações da 21ª Semana Nacional de Museus, o Núcleo de Fotografia de Campinas montou um varal para exposição de produções fotográficas de 10 profissionais da cidade neste sábado (20), no lado externo do MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas). Os expositores atuaram dentro do tema escolhido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que foi inspirado nos três objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra.
O espaço contou com trabalhos únicos com o registro visual de temas diferentes, que se somaram à ideia de que um museu proporciona espaço de bem-estar e sustentabilidade para a população.
Esta foi a primeira vez que o grupo organizou este evento, inspirado em outros varais fotográficos que ocorrem dentro e fora do país. Após o MACC anunciar reformas na área interna, como na parte elétrica e na sala do acervo de obras, surgiu a oportunidade de colaborar com o museu para manter exposições no entorno do prédio adjacente à Prefeitura de Campinas.
O núcleo de fotografia mantém relação de parceria com o poder público e entende que cultura é um direito de todos. Celso Augusto Palermo, um dos organizadores do evento e graduado em jornalismo, apresentou seu trabalho fotográfico sobre o bloco de carnaval do SSCF (Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira).
“Pude registrar momentos que reforçam a importância para inclusão e integração social para pessoas com problemas de saúde mental”, disse Palermo. Na sua opinião, a cultura da paz deve sempre prevalecer em resposta às muitas guerras pelo mundo. “Compartilhar a diversão e alegria de viver é um dos passos para um mundo com menos ódio”, ponderou.
Visitante do evento, Camila Borge Santos, professora do Senac Campinas, disse ter se emocionado com trabalho do fotógrafo Daniel Ribeiro, dedicado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
“Vendo essas histórias, me tocou bastante conhecer melhor a determinação em lutarem por uma vida melhor”, afirmou Camila. Ela disse que irá debater os conteúdos da exposição com sua turma de jovens aprendizes. “Apropriação do espaço público, consumo de cultura e sustentabilidade são questões de cidadania muito relevantes para a realidade deles”, afirmou.
O varal fotográfico ainda terá outras duas reapresentações naquele local: 27 de maio e no dia 3 de junho.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Ana Ornelas
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna