Destaque

Oficina de música encanta adolescentes em Itu

O projeto conta com 50 alunos entre 11 e 18 anos e vai até dezembro

Por: Ana Clara Cardoso Berruezo

Estudantes farão apresentação pública ao final deste ano (Foto: Ana Clara Cardoso Berruezo)

Instrumentos musicais, jovens com vontade de aprender e professores dedicados compõem o projeto Oficinas Criativas Arte e Sustentabilidade, que segue até o mês de dezembro deste ano. O objetivo do curso, que é gratuito, é democratizar o contato dos 50 alunos, entre 11 a 18 anos, com a música através de aulas oferecidas pela Central de Referência de Assistência Social (Cras-IV) em Itu.

“Desde pequeno quis aprender a tocar violão, mas não tive chance. Agora, o projeto está me proporcionando essa experiência”, disse João Vitor do Nascimento Reis, de 16 anos, que participa das aulas ministradas pelos professores Anderson Charnoski e Paula Cavalciuk.

A professora Paula (esq.): “Quando adolescente, a música me ajudou a encontrar o meu espaço” (Foto: Ana Clara Cardoso Berruezo)

Os educadores acreditam que a música transforma relações, de maneira que dentro do processo de aprendizagem há trocas de conhecimento, habilidades e desenvolvimento social dos alunos. “Quando adolescente, a música me ajudou a encontrar o meu espaço no mundo. Poder fazer o mesmo por esses jovens, é motivador”, afirmou a professora.

Todos os materiais utilizados são financiados pela empresa de energia CPFL. “Achei a proposta diferente, o meu objetivo é aprender coisas novas. Aqui tive o primeiro contato com guitarra e fiz amizades dentro da oficina”, comentou Juan Carlo Silva Morais, de 12 anos. 

Ao final do projeto, os participantes irão apresentar um recital público, com a execução dos arranjos trabalhados ao longo do ano.  De acordo com Charnoski, parte da turma está tendo o contato pela primeira vez com os instrumentos.

“É um privilégio ensinar esses jovens sobre música. Há mais de dez anos eu sou professor e tenho paixão pelo que eu faço. Democratizar o acesso à cultura é uma forma de mostrar a importância dela”, disse o professor.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.