Digitais Recomenda

Mercado Municipal está entre as sete maravilhas de Campinas

Um dos primeiros centros comerciais e de encontro da elite artística e intelectual da cidade

Por: Elizabeth Lins

Fachada da entrada do Mercadão (Foto: Elizabeth Lins)

Localizado na Av. Benjamin Constant, o Mercadão, como é mais conhecido pelos moradores da cidade, segue o estilo Neomourisco, que foi um estilo artístico revivalista e romântico, surgido na Europa no século XIX, que buscava imitar e recriar a arte islâmica antiga. O edifício serviu originalmente como armazém de estocagem de produtos transportados pela ferrovia da Funilense, tendo funcionado como entreposto de açúcar no início do século XX. Foi um dos primeiros pontos comerciais de Campinas e por muito tempo ponto de encontro da elite artística e intelectual da cidade.

Em 1982 o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo) e em 1995 pelo Comitê de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). Em 1996, foi reformado e suas características originais foram restauradas. Em 2005 passou por nova reforma na cobertura fazendo dele um cartão postal e uma das Sete Maravilhas de Campinas.

Loja com diversidade de condimentos no exterior do Mercadão (Foto: Elizabeth Lins)

É um lugar de história, passeios, compras, há de tudo: fumo de corda, diferentes tipos de canivetes, baunilha, frango, flores, farinha, sapatos, ervas. Tem ingredientes para feijoadas, açougues, peixarias, lanchonetes, padarias, equipamentos para pescas, artigos religiosos e peixes ornamentais. Verduras, legumes frescos, queijos, temperos, doces, mantimentos, utensílios de cozinha e muito mais. E vem sendo assim há mais de um século no velho Mercadão, que resiste aos avanços dos supermercados.

Um dos diversos boxes que vende diferentes tipos de grãos (Foto: Elizabeth Lins)

No dia 22 de novembro de 2022, a Prefeitura de Campinas lançou o processo licitatório para reforma e revitalização do Mercado Municipal. A obra incluiu reforma física, substituição completa da fiação, nova rede de esgoto, revitalização da fachada e construção de um mezanino acima dos boxes na parte central do mercado. Também incluiu a instalação de iluminação especial dentro e fora do Mercadão. O edifício histórico, representa uma parte importante da economia de Campinas e região.

Serviço:

Endereço: Avenida Benjamin Constant, s/n – Centro, Campinas – SP. Telefone (19) 3232-3679. Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 07 às 18 horas. Aos sábados das 07 às 16 horas. Aos domingos das 07 às 12 horas.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Giovanna Sottero


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.