Destaque
Área tem cerca de 1.200 espécies e produção visa o aspecto ambiental e a sustentabilidade
Por: Lara Santana

Em 1985, foram designados 8,6 hectares de uma das principais entradas de Paulínia para a implantação do Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior, localizado na Avenida Dr. Roberto Moreira, 575, Jardim Vista Alegre, Paulínia. Neste espaço há uma variedade de aproximadamente 1.200 espécies de árvores e herbáceas em 1.500 m² de área, com canteiros, caminhos de parte do jardim e estufas de reprodução.
Atualmente, 10 funcionários são responsáveis pela área, roçando, limpando, produzindo as mudas e preparando a terra para a implantação de ervas medicinais e aromáticas e árvores nativas, que ficam expostas para uso, são gratuitas e doadas para toda a população e para escolas, instituições, igrejas e empresas que buscam reflorestar os ambientes.

No Jardim Botânico são feitos programas de educação ambiental desde a E.M.E.I até o ensino médio, sendo procurado, também, por fotógrafos que vão fazer books com jovens, gestantes e noivas, além de ser um ótimo espaço para a realização de aniversários, casamentos, gravação de filmes, um simples piquenique ou aulas de yoga. Sobre o movimento no local, Elder Paulo Azevedo, agente de apoio operacional do jardim, comenta que cerca de 40 pessoas por dia vão buscar mudas para serem replantadas em suas casas e jardins.
SERVIÇOS – A entrada no Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior é gratuita durante todo o horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. De São Paulo até o local são cerca de 120 km e partindo de Campinas cerca de 32 km. Para mais informações, os contatos são (19) 3844-4168 ou (19) 38-33-2093.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Beatriz Caseli
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.