Destaque
Área tem cerca de 1.200 espécies e produção visa o aspecto ambiental e a sustentabilidade
Por: Lara Santana
Em 1985, foram designados 8,6 hectares de uma das principais entradas de Paulínia para a implantação do Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior, localizado na Avenida Dr. Roberto Moreira, 575, Jardim Vista Alegre, Paulínia. Neste espaço há uma variedade de aproximadamente 1.200 espécies de árvores e herbáceas em 1.500 m² de área, com canteiros, caminhos de parte do jardim e estufas de reprodução.
Atualmente, 10 funcionários são responsáveis pela área, roçando, limpando, produzindo as mudas e preparando a terra para a implantação de ervas medicinais e aromáticas e árvores nativas, que ficam expostas para uso, são gratuitas e doadas para toda a população e para escolas, instituições, igrejas e empresas que buscam reflorestar os ambientes.
No Jardim Botânico são feitos programas de educação ambiental desde a E.M.E.I até o ensino médio, sendo procurado, também, por fotógrafos que vão fazer books com jovens, gestantes e noivas, além de ser um ótimo espaço para a realização de aniversários, casamentos, gravação de filmes, um simples piquenique ou aulas de yoga. Sobre o movimento no local, Elder Paulo Azevedo, agente de apoio operacional do jardim, comenta que cerca de 40 pessoas por dia vão buscar mudas para serem replantadas em suas casas e jardins.
SERVIÇOS – A entrada no Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior é gratuita durante todo o horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. De São Paulo até o local são cerca de 120 km e partindo de Campinas cerca de 32 km. Para mais informações, os contatos são (19) 3844-4168 ou (19) 38-33-2093.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Beatriz Caseli
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino