Digitais Recomenda

Indaiatuba é referência na região no uso de bicicletas 

Cidade se destaca entre várias da Região Metropolitana de Campinas na área de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Por Rafaela Senatore  

Indaiatuba já vem colecionando vários feitos importantes durante sua história e um deles é a adoção do uso de bicicleta como meio de transporte pela a maioria dos moradores da cidade. Nos últimos anos, vem crescendo a popularidade das ‘magrelas’ nas ruas e avenidas da cidade. Atualmente, há em circulação cerca de 130 mil bicicletas e 94 mil carros, segundo estimativas da Prefeitura de Indaiatuba. 

A cidade tem hoje 36,9 quilômetros de ciclovias, que são separadas das demais vias de acesso de veículos por uma faixa exclusiva para os ciclistas. E 18,8 quilômetros de ciclofaixas, que são pistas localizadas junto à via dos demais veículos.  

O ciclista Walter Costa pedala com os amigos aos finais de semana em Indaiatuba (Foto: Arquivo pessoal

Ponto de encontro para diversos ciclistas, o Bike Hotel está localizado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, uma das principais da cidade, onde também se localiza o Parque Ecológico de Indaiatuba. O Bike Hotel oferece estrutura com restaurantes, food-trucks e seu espaço é totalmente voltado para o público do ciclismo. A ciclovia tem 36,9 quilômetros e recebe diariamente ciclistas. Nos finais de semana, o movimento dobra com a presença de vários grupos de ciclistas que se encontram antes ou após suas pedaladas. O local tem também área de descanso e lazer. O Bike Hotel, além de fornecer toda estrutura para os ciclistas, também aluga espaço e faz a manutenção das bikes para seus clientes.  

Perfeito para dias de longas pedaladas, o local também é propício para famílias que queiram usufruir dos restaurantes presentes no local. “Gosto muito do lugar, porque ele já me trouxe vários momentos únicos e pessoas que hoje são, para mim, como irmãos de pedal, além do espaço ser o melhor da cidade para fazermos esses encontros”, afirma Alexandre Peixoto, ciclista e cliente do Bike Hotel. 

O ciclista Walter Costa conta como o uso da bicicleta mudou seu modo de vida, ajudando na sua saúde mental e física. Walter e seus colegas costumam pedalar aproximadamente 60 quilômetros aos finais de semana, entre estradas de terra e asfalto.  “Como é uma atividade ao ar livre, é muito prazeroso e, além de tudo, a convivência com as pessoas é ótima. Elas são pessoas saudáveis, alegres e que buscam atividades para espairecer”, conta. “A bicicleta veio para substituir as atividades proibidas durante a pandemia, que eram aglomeração em ambientes fechados. Eu particularmente me sinto muito bem, gosto de pedalar, sinto prazer e é uma terapia todo final de semana fazer essa atividade”, conclui. 

Ouça: O ciclista Walter Costa conta um pouco sobre sua história com o esporte

O Parque Ecológico de Indaiatuba é conhecido por seus 15 quilômetros de extensão de pistas para caminhada e corrida. Com a pandemia houve um aumento da busca por esportes ao ar livre e uma das opções mais procuradas pelos moradores de Indaiatuba foi o ciclismo, tanto como meio de transporte quanto para auxiliar na saúde. “A bicicleta veio para substituir as atividades proibidas durante a pandemia, que eram aglomeração em ambientes fechados. Eu, particularmente, me sinto muito bem [pedalando], me dá prazer e é uma terapia todo final de semana fazer essa atividade”, conclui Walter. 

Ciclistas usam a ciclovia do Parque Ecológico da cidade (Foto: Divulgação)

Para Fernanda Alves e Júlio Santos, proprietários da Sprint Bike, durante a pandemia houve um aumento de vendas na loja. “Teve uma procura gigante por concertos e compras de bicicletas e assim conseguimos nos manter durante a pandemia. Tivemos que contratar mais pessoas pra ajudar porque, não estávamos dando conta dessa demanda”, afirma Fernanda.  

Orientação: Profa. Cecília Toledo 

Edição: Ana Clara Ornelas 


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:


Fábrica das Infâncias Japy une arte e lazer para desenvolvimento infantil


Antiga fábrica de tecelagens foi adaptada pensando em atividades que ocupem o tempo livre do



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.