Destaque
Evento realizado pela Faculdade de jornalismo da PUC-Campinas traz profissionais da área para discutir a atuação na imprensa nos jogos
Por: Junior Gomes
Começou hoje a Jornada de Jornalismo Esportivo promovido pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com rodas de conversas com que irá até amanhã a noite. O tema dos debates é a cobertura esportiva na Copa do Mundo 2022. Serão realizadas mais três mesas de debates, todas na sala 800, no prédio H01, do Campus I, nos períodos matutino e noturno.
A Jornada tem como objetivo discutir o papel da imprensa na cobertura jornalística in loco ou de dentro da redação, em eventos esportivos como a Copa do Mundo. Estarão presentes no evento jornalistas com experiência na cobertura de Copas do Mundo em rádio, TV, mídias impressas e portais de notícias.
Não é preciso fazer inscrições para participar da Jornada, que é aberta aos alunos da Faculdade de Jornalismo e egressos do curso.
Programação
Dia 19, às 8h
A abertura da Jornada de Jornalismo esportivo aconteceu no dia de hoje (19), às 8 horas, com a presença da jornalista Carolina Alberti, do UOL Esporte e Luiz Felipe Castro, da revista VEJA, que falaram sobre experiências pessoais em eventos realizando a cobertura de eventos esportivos, como a Copa do Mundo em mídias impressas e portais de notícias online.
Caroline Alberti é formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursa pós-graduação em Comunicação e Marketing, na Anhembi Morumbi. Começou a carreira em 2016 como estagiária do Lance! e trabalha com jornalismo esportivo desde então. Passou pelo Olimpíada Todo Dia e agora integra o time de Esporte do UOL.
O jornalista Luiz Felipe Castro, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2011, atualmente é editor assistente das revistas VEJA e Placar. Cobriu da redação as Copas do Mundo de 2010 e 2014 e, in loco, o Mundial da Rússia e as Olimpíadas do Rio. Em 2022, viajará ao Catar para cobrir os jogos. Anteriormente trabalhou nos portais Terra e R7.
Dia 19, às 19h20
Rádio e TV serão a temática da mesa do dia 19 à noite, que será composta pelo jornalista Marco Guarizzo, apresentador da Rádio CBN Campinas e Anselmo Caparica, repórter da TV Globo.
Com 20 anos de carreira, Marco Guarizzo passou por várias áreas da profissão. Tem experiência em rádio, televisão, site, redes sociais, podcast, edição de vídeo e assessoria de imprensa. Já exerceu as funções de âncora, entrevistador e repórter na CBN. Cobriu a Copa do Mundo de 2014 na CBN Ribeirão, além de apresentar programas esportivos nos demais mundiais desde 2006.
Anselmo Caparica é formado pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e conta com passagens pelas redações de Playboy, Placar, Quatro Rodas e Estadão. Em 2010 foi selecionado no projeto Passaporte Sportv e se tornou correspondente internacional na Coréia do Sul. De volta ao Brasil, participou da cobertura de grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.
Dia 20, às 08 horas
A cobertura esportiva em rádio e TV continua em pauta no segundo dia da Jornada de Jornalismo Esportivo. Participam desta rodada a jornalista Adriana Almeida, o apresentador Edison Souza e o repórter Fábio Lázaro.
Com 15 anos de experiência de mercado, a jornalista Adriana Almeida, trabalhou por mais de 10 anos no Grupo Bandeirantes de Comunicação em Campinas, atuando como editora, repórter, apresentadora, produtora e redatora. Nos últimos anos, se especializou em mídias digitais e implantou um site de notícias esportivas para Campinas (carlosbatista.com.br). Atua é jornalista do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas.
Formado em jornalismo em 1988 pela PUC-Campinas, Edison Souza já foi produtor, repórter e apresentador com participação nos telejornais da EPTV e da Rede Globo, além dos Canais Sportv, Première, Globo News e Globo Internacional. Atualmente é repórter esportivo no Grupo Bandeirantes de Televisão, e escreve matérias relacionadas ao futebol no portal da emissora.
Fabio Lázaro, é repórter no portal LANCE! e rádio 9 de Julho e comentarista na Santa Cecília TV, onde atua semanalmente no programa Esporte por Esporte, desde setembro de 2020. Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) Campus Rangel, em Santos, trabalha na área da comunicação desde 2014, mesmo antes de ingressar no curso superior. Passou pelas rádios Metropolitana Litoral, Wind FM, Nova Difusora e Capital, como repórter, na maior tempo fazendo a cobertura setorizada do Santos Futebol Clube.
Dia 20, às 19h20
Na última rodada de debates da Jornada, o tema será a participação feminina no jornalismo esportivo e contará com a presença das jornalistas Mariana Pereira, Gláucia Santiago, da ESPN, e Milly Lacombe, do Portal UOL.
Mariana Pereira, jornalista formada pela PUC-SP, atualmente é comentarista da ESPN e repórter do Dibradoras, site especializado sobre a presença das mulheres no esporte. Atuou como repórter da Confederação Brasileira de Futebol e da Federação Paulista de Futebol. Em 2018, concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Esportivo pela IPOG.
Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas e pós-graduada em Comunicação e Desporto pela Escola de Jornalismo do Porto, em Portugal, Gláucia Santiago é apresentadora na emissora esportiva ESPN, e conta com passagens na EPTV Central e na TV Tribuna de Santos, ambas afiliadas da Rede Globo.
Milly Lacombe é formada em rádio e TV pela Fundação Armando Alvares Penteado. Foi como comentarista esportiva na Globo e Record e uma das pioneiras da atuação feminina no jornalismo esportivo televisivo. Trabalhou como colaboradora da Folha de S.Paulo, em Los Angeles, foi diretora de redação da Revista Tpm e roteirista do programa Amor&Sexo, na Rede Globo. Escreveu cinco livros, entre eles, o romance O Ano em Que Morri em Nova York.
Serviço
Jornada de Jornalismo Esportivo 2022
Tema: Jornalismo Esportivo e a cobertura da Copa do Mundo 2022
De 19 e 20 de outubro
Das 8 às 11h35 e das 19h20 às 22h35
Sala 800, campus I, PUC-Campinas
Informações: dir.jornalismo@puc-campinas.edu.br
Fone: 3343-7158
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Junior Gomes
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino