Cultura & Espetáculos
Após 2 anos de pausa, a tradicional Festa das Orquídeas de Várzea Paulista-SP retorna em novo endereço
Por: Marina Fávaro
Neste final de semana, nos dias 07, 08 e 09 de outubro, das 10h às 22h, Várzea Paulista realiza a OrquiVárzea, a tradicional Festa das Orquídeas da cidade. Após 2 anos de pausa em virtude da pandemia de Covid-19, o evento será realizado em novo endereço, no Clube de Campo da Cica.
Com entrada gratuita e organizado pela Prefeitura Municipal e pela Associação Orquidófila de Várzea Paulista (AOVP), o evento chega a 15ª edição no município que é considerado a “Cidade das Orquídeas”. Além da exposição de orquídeas, o evento contará com venda de flores, shows regionais, praça de alimentação e de artesanato, apresentações culturais e espaço para crianças.
O presidente da AOVP, Arthur Calore, afirmou que o maior desafio para a organização da Festa foi a cenografia. “Nós trouxemos um projeto de decoração mais ousado, com um grande volume de plantas, além de explorarmos as cores provenientes das orquídeas e das plantas ornamentais”. Sobre o novo local, ele afirmou que “mudamos de local para buscar um maior conforto para o público, o Clube de Campo da Cica possui muitas árvores, além do galpão principal ser mais arejado”.
Em nota, a Prefeitura Municipal disse que “a OrquiVárzea se reveste de importância por reafirmar a identidade de Várzea Paulista como a ‘Cidade das Orquídeas’ e por ser mais um momento cultural importante para a população varzina”. A Prefeitura ainda ponderou que espera uma boa receptividade da população, que está há dois anos sem um evento desse porte por causa das precauções necessárias em razão da pandemia.
Proprietário do Orquídea Shop, Alexandre de Lima, que é expositor na OrquiVárzea há 3 anos, disse que “com a edição deste ano, a expectativa é aumentar as vendas e ter um bom público, principalmente por causa da mudança de local”. Morador de Várzea Paulista, ele começou a cultivar orquídeas por causa de um hobbie e, depois, encontrou neste ramo uma profissão.
Gislene Antunes, atual proprietária da Flor&Art Suculentas, conta que é a primeira participação na OrquiVárzea. “Nós ficamos sem ter OrquiVárzea durante 2 anos por causa da pandemia, então eu acho que a edição deste ano será impactante. Estou bem ansiosa e contando com o sucesso da Festa”. Nascida em Várzea Paulista, Gislene tem como principal cultivo as suculentas, vendendo mudas, arranjos, terrários e ministrando workshops sobre cuidados com este tipo de planta.
Frequentadora de edições anteriores da OrquiVárzea, a estudante Mariana Monteiro disse que começou a visitar o evento por ser um ambiente agradável para toda a família. “Para este ano, a expectativa é que esteja tudo lindo, ainda mais por ser no Clube de Campo da Cica, um lugar que se encaixa perfeitamente para a exposição das orquídeas”, afirmou a estudante.
Apaixonada por flores e orquídeas, a aposentada Maria de Fátima Gut sentiu falta da Festa das Orquídeas durante a pandemia, já que frequenta o evento desde a primeira edição. “Eu acho que a OrquiVárzea é importante porque vem muita gente de fora [da cidade] para visitar a exposição, o que contribui para que Várzea Paulista seja conhecida, além de movimentar a economia da cidade”, disse.
SERVIÇO
Dias 07, 08 e 09 de outubro
Das 10h às 22h
Clube de Campo da Cica, na Rua Arnaldo Gut Junior, 1251, no Mursa, em Várzea Paulista-SP
A entrada é gratuita.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo