Destaque

Política é tema de debate na Faculdade de Jornalismo

Comissão organizadora da nova edição da Jornada de Jornalismo relata as expectativas sobre o evento

Por: Marina Fávaro e Sophia de Castro

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas realiza nos dias 12, 13 e 14 de setembro a tradicional Jornada de Jornalismo. A temática deste ano é “O jornalismo em ano de eleições” e tem como públicos-alvos alunos de jornalismo e egressos do curso. O evento contará com palestras de jornalistas com experiência na cobertura eleitoral para enriquecer o repertório dos alunos.

Para a diretora do curso e organizadora do evento, Rosemary Bars, a principal proposta do evento é colocar os alunos em contato com as experiências e dificuldades profissionais que poderão enfrentar dentro do jornalismo durante um ano de eleição. Rosemary destacou ainda que os alunos serão auxiliados a construir um pensamento crítico e que “será um bom debate sobre os conflitos decorrentes da cobertura jornalística e o comportamento dos políticos e da própria imprensa, que tem posicionamentos editoriais diferentes”.

O atual secretário de Comunicação da Prefeitura de Campinas, Luiz Guilherme Fabrini, se formou em jornalismo pela PUC-Campinas e retorna à faculdade no dia 12 de setembro para compartilhar suas experiências em “Cobertura política e comunicação organizacional” com os estudantes (Foto: Arquivo Pessoal)

A escolha dos profissionais certos foi um ponto importante na construção do cronograma do evento, como relatou o professor Marcel Cheida. “Jornalistas com uma excelente experiência na cobertura política ou comunicação governamental, inclusive com participação em campanhas políticas, seja cobrindo a campanha ou trabalhando para algum candidato”.

Isabela Leite é formada pela PUC-Campinas e, atualmente, é repórter da Globonews e TV Globo. A jornalista vai participar da mesa do dia 13 de setembro sobre “Eleição, periferias e gênero” (Foto: Arquivo Pessoal)

A professora organizadora Juliana Doretto contou que algumas dificuldades foram encontradas no processo de construção do evento. “De maneira geral, a dificuldade é que, por conta das eleições, as agendas desses profissionais estão muito cheias e mudando constantemente”, disse. Doretto ressaltou também que a maioria dos palestrantes são ex-alunos da PUC-Campinas. “Mostra a inserção dos nossos egressos em posições de destaque no mercado de trabalho”.

Cecília Toledo, professora que também faz parte da organização, espera que o esforço da comissão, composta pela direção do curso, professores e alunos, compense e que os alunos consigam desfrutar da ocasião. “Esperamos que os estudantes aproveitem esta oportunidade, ampliem o conhecimento sobre a atuação do jornalismo político e troquem experiências com os profissionais do evento”, disse a professora.

Autora do livro “O Brasil de Bolsonaro”, Carolina Grohmann se formou na PUC-Campinas e vai palestrar no encerramento sobre “Cobertura política em ano eleitoral” (Foto: Arquivo Pessoal)

Para uma das alunas organizadoras, Natália Antonini, participar da organização é uma experiência enriquecedora nos âmbitos profissional e pessoal, porque “além do networking, também somos capazes de desenvolver habilidades voltadas para o planejamento e a versatilidade”.

As alunas responsáveis pela identidade visual, Gabriela Lamas e Pietra Mesquita, optaram pela clareza e objetividade das artes, além de escolherem cores que remetem ao logotipo da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. “Participar do processo de criação da identidade visual do evento é mágico, já que é por meio das artes elaboradas que a divulgação se inicia, dando vida ao projeto”, disse Pietra.

O ex-aluno da PUC-Campinas e atual repórter da BBC News Brasil, Felipe Souza, vai debater na abertura do evento sobre “Cobertura político e comunicação organizacional” (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando em consideração a importância da cobertura política, a aluna do primeiro ano, Ana Clara Ornelas, afirmou que “as palestras serão fundamentais para a aquisição de conhecimentos e métodos de trabalho”.

O aluno Henrique Sponchiado, que se forma este ano, contou que já se interessava por política antes mesmo de ingressar na faculdade. “As palestras me ajudarão a conhecer melhor como o jornalismo se relaciona com a política e como os jornalistas podem ajudar as outras pessoas a conhecê-la também, principalmente quando levamos em conta que é papel do jornalista oferecer informações para que os cidadãos escolham um bom candidato”, disse o aluno.

.

Programação completa

Dia 12/09, às 19h20

“Cobertura política e comunicação governamental”

Palestrantes: Fábio Zanini (Folha de S.Paulo), Felipe Souza (BBC News Brasil), Luiz Guilherme Fabrini (secretário de Comunicação da Prefeitura de Campinas)

Dia 13/09, às 8h

“Comunicação política”

Palestrantes: Dario “DJota” Carvalho (assessor de imprensa da Câmara Municipal de Campinas e diretor de Jornalismo da TV Câmara de Campinas), Soraya Aggege (coordenadora da Raps e analista da Arko Advice), Maurício Simionato (assessor de imprensa do Aeroporto Internacional de Viracopos)

Dia 13/08, às 19h20

“Eleição, periferias e gênero”

Palestrantes: Paulo Talarico (Agência Mural de Jornalismo das Periferias), Isabela Leite (GloboNews), Carolina Grohmann (autora de “O Brasil de Bolsonaro: testemunhas históricas de um país em guerra narrativa”)

Dia 14/09, às 8h

“Cobertura política em ano eleitoral”

Palestrantes: André Camarão (sócio-proprietário da Captação Produção de Vídeo), Cleber Mata (secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo), Marcos Andrade (ACidadeON)

Todas as palestras vão acontecer na sala 800, do prédio H1. 

.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.