Destaque
Debora Palermo (PSC) é a primeira vereadora a assumir a presidência do Legislativo em 224 anos de história da casa, na cidade
Por: Bruno Costa
A parlamentar Debora Palermo (PSC) assinou o livro de posse como presidente da Câmara de Vereadores de Campinas na última quarta-feira (28). Ela é a primeira mulher em exercício do Legislativo na história da cidade. Debora assume o cargo por um período de 30 dias após o pedido de afastamento do então presidente da Câmara, vereador Zé Carlos (PSB).
Até então, o cargo de presidente do Legislativo foi ocupado por vereadoras apenas em ocasiões pontuais. “É um momento histórico para representatividade de mulheres. Acredito que essa situação possa incentivar as mulheres a participar da vida política e conciliar com todos os desafios diários presentes na vida delas”, disse a parlamentar.
Eleita com 1.937 votos para a legislatura 2021-2024, Debora de Andrade Palermo nasceu em Campinas, tem 57 anos e reside no distrito de Sousas desde a infância. Professora de Educação Física pela PUC-Campinas, ela é efetiva da rede estadual e conselheira tutelar por quatro mandatos. Há mais de uma década luta pela proteção e direitos das crianças e adolescentes e suas famílias.
A vereadora se manifestou favorável à instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias contra Zé Carlos. “Não havia assinado a CPI porque não sou oportunista e nem quem aproveita a situação de um colega para aparecer. Agora, se faltar uma assinatura para a CPI, eu assinarei esta noite [28]”, disse.
CPI
O vereador Zé Carlos (PSB) é investigado pelo Ministério Público por corrupção passiva ao pedir propina para que contratos fossem renovados. Em áudios divulgados na semana passada, o dono de uma produtora que assumiu o controle da TV Câmara gravou conversas com Rafael Creato, subsecretario de Relações Institucionais, em que houve o pedido de valores que chegam a R$ 30 mil.
Zé Carlos se afastou da presidência do Legislativo e do cargo de vereador quase no final da sessão do dia 26 deste mês, depois de chegar a usar a tribuna e não dar qualquer indício disso. A decisão foi tomada após intervalo regimental de 15 minutos. Segundo o vereador, o afastamento é para garantir a lisura de toda a investigação.
Orientação: Profa. Cecilia Toledo
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna