Destaque

Câmara de Campinas tem uma mulher no comando

Debora Palermo (PSC) é a primeira vereadora a assumir a presidência do Legislativo em 224 anos de história da casa, na cidade

Por: Bruno Costa

A parlamentar Debora Palermo (PSC) assinou o livro de posse como presidente da Câmara de Vereadores de Campinas na última quarta-feira (28). Ela é a primeira mulher em exercício do Legislativo na história da cidade. Debora assume o cargo por um período de 30 dias após o pedido de afastamento do então presidente da Câmara, vereador Zé Carlos (PSB).

Vereadora Debora Palermo assina o livro de posse com luvas, uma tradição na casa do Legislativo (Foto: Câmara de Campinas)

Até então, o cargo de presidente do Legislativo foi ocupado por vereadoras apenas em ocasiões pontuais. “É um momento histórico para representatividade de mulheres. Acredito que essa situação possa incentivar as mulheres a participar da vida política e conciliar com todos os desafios diários presentes na vida delas”, disse a parlamentar.

Eleita com 1.937 votos para a legislatura 2021-2024, Debora de Andrade Palermo nasceu em Campinas, tem 57 anos e reside no distrito de Sousas desde a infância. Professora de Educação Física pela PUC-Campinas, ela é efetiva da rede estadual e conselheira tutelar por quatro mandatos. Há mais de uma década luta pela proteção e direitos das crianças e adolescentes e suas famílias.

A parlamentar discursa na na tribuna da Câmara de Vereadores (Foto: Câmara de Campinas)

A vereadora se manifestou favorável à instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias contra Zé Carlos. “Não havia assinado a CPI porque não sou oportunista e nem quem aproveita a situação de um colega para aparecer. Agora, se faltar uma assinatura para a CPI, eu assinarei esta noite [28]”, disse.

CPI

O vereador Zé Carlos (PSB) é investigado pelo Ministério Público por corrupção passiva ao pedir propina para que contratos fossem renovados. Em áudios divulgados na semana passada, o dono de uma produtora que assumiu o controle da TV Câmara gravou conversas com Rafael Creato, subsecretario de Relações Institucionais, em que houve o pedido de valores que chegam a R$ 30 mil.

Zé Carlos se afastou da presidência do Legislativo e do cargo de vereador quase no final da sessão do dia 26 deste mês, depois de chegar a usar a tribuna e não dar qualquer indício disso. A decisão foi tomada após intervalo regimental de 15 minutos. Segundo o vereador, o afastamento é para garantir a lisura de toda a investigação.

Orientação: Profa. Cecilia Toledo

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Destaque


Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.