Destaque
Debora Palermo (PSC) é a primeira vereadora a assumir a presidência do Legislativo em 224 anos de história da casa, na cidade
Por: Bruno Costa
A parlamentar Debora Palermo (PSC) assinou o livro de posse como presidente da Câmara de Vereadores de Campinas na última quarta-feira (28). Ela é a primeira mulher em exercício do Legislativo na história da cidade. Debora assume o cargo por um período de 30 dias após o pedido de afastamento do então presidente da Câmara, vereador Zé Carlos (PSB).

Até então, o cargo de presidente do Legislativo foi ocupado por vereadoras apenas em ocasiões pontuais. “É um momento histórico para representatividade de mulheres. Acredito que essa situação possa incentivar as mulheres a participar da vida política e conciliar com todos os desafios diários presentes na vida delas”, disse a parlamentar.
Eleita com 1.937 votos para a legislatura 2021-2024, Debora de Andrade Palermo nasceu em Campinas, tem 57 anos e reside no distrito de Sousas desde a infância. Professora de Educação Física pela PUC-Campinas, ela é efetiva da rede estadual e conselheira tutelar por quatro mandatos. Há mais de uma década luta pela proteção e direitos das crianças e adolescentes e suas famílias.

A vereadora se manifestou favorável à instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias contra Zé Carlos. “Não havia assinado a CPI porque não sou oportunista e nem quem aproveita a situação de um colega para aparecer. Agora, se faltar uma assinatura para a CPI, eu assinarei esta noite [28]”, disse.
CPI
O vereador Zé Carlos (PSB) é investigado pelo Ministério Público por corrupção passiva ao pedir propina para que contratos fossem renovados. Em áudios divulgados na semana passada, o dono de uma produtora que assumiu o controle da TV Câmara gravou conversas com Rafael Creato, subsecretario de Relações Institucionais, em que houve o pedido de valores que chegam a R$ 30 mil.
Zé Carlos se afastou da presidência do Legislativo e do cargo de vereador quase no final da sessão do dia 26 deste mês, depois de chegar a usar a tribuna e não dar qualquer indício disso. A decisão foi tomada após intervalo regimental de 15 minutos. Segundo o vereador, o afastamento é para garantir a lisura de toda a investigação.
Orientação: Profa. Cecilia Toledo
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Fabio de Melo canta e comanda orações em Rio Claro
Um dos maiores influenciadores digitais religiosos do Brasil fará um show no Centro de Convenções Rainha da Paz, em Rio Claro neste final de semana.

Giro RMC destaca o aumento de cesarianas em Campinas
O programa abordou também os 137 anos da abolição da escravidão e o papel dos matemáticos na sociedade

Como o clima extremo impacta o aprendizado nas escolas
Pesquisa de Harvard aponta necessidade de climatização e especialistas citam flexibilização de métodos de ensino

Mudanças climáticas agravam problemas de saúde
Variações de temperaturas intensificam casos de desidratação, câncer de pele e doenças respiratórias; confira os cuidados gerais

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Arte e resistência se encontram no sarau Poetiza-me
Na próxima quarta-feira, dia 21 de maio, o Porão Skate Park, em Americana (SP), acontecerá mais uma edição do Sarau Poetiza-me.