Destaque

Vila Paula recebe assistência de projeto da Unicamp

Exposição mostra os resultados de dinâmicas propostas para jovens da ocupação

Por Renata Germano

Para Fernanda e Carolina, com o “Crescendo na Ocupação” elas se aproximam às crianças da Vila Paula (Crédito: Renata Germano)

Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realizam o projeto “Crescendo na Ocupação”, uma extensão dos atendimentos médicos de trabalho voluntário na ocupação Vila Paula, próxima à Sumaré-SP. Para incentivar outros alunos aderirem à iniciativa e dar visibilidade às questões sociais, os alunos, juntamente ao professor responsável pelo projeto, criaram a exposição “Vila Paula”, em apresentação desde 15 de agosto.

“Crescendo na Ocupação”, criado em julho deste ano, consiste em possibilitar às crianças, às meninas e aos meninos adolescentes, um espaço para o compartilhamento de experiências próprias do desenvolvimento corporal e psíquico dentro e fora dos limites da Ocupação. Dentre os assuntos abordados, por rodas de conversas e atividades pedagógicas, estão a transição entre infância e adolescência, as mudanças da puberdade, assédio, questões de violência de gênero e gravidez indesejada.

O professor Rubens Bedrikow também realiza atendimentos na comunidade (Crédito: Arquivo Pessoal / Rubens Bedrikow)

A exposição, idealizada pelo professor da FCM da Unicamp e Coordenador da Área de Saúde da Família e Comunidade da universidade, Rubens Bedrikow, e pelos alunos, expande a divulgação e apoio ao projeto. O intuito da exibição é intensificar a curiosidade para conhecer a ocupação, por isso, selecionou desenhos feitos pelas crianças, fotografias e pesquisas sobre o projeto, de forma a compor uma linha do tempo da atuação dos estudantes.

Fernanda Azevedo, 23, coordenadora discente, também criadora do projeto, aluna de medicina e presidente da Liga de Pediatria da Unicamp, diz que o objetivo da iniciativa é ensinar, através de dinâmicas educativas, e levar cidadania, questões de direitos humanos e saúde para as crianças e adolescentes da ocupação.

Além disso, para a coordenadora discente, o propósito das rodas de conversa aos sábados é promover um espaço de acolhimento e diálogo: “As atividades servem para que os jovens cresçam com consciência de que eles são seres individuais e que podem sonhar e alcançar seus objetivos e, principalmente, saibam que possuem limites e autonomia”, diz.

As dinâmicas e rodas de conversa do projeto acontecem aos sábados a partir das 9h da manhã (Crédito: Renata Germano)

Para Carolina Neves Novo, 23, aluna do segundo ano do curso de Medicina da Unicamp e coordenadora de campo do projeto e da Liga de Pediatria da Unicamp e organizadora da exposição “Vila Paula”, a exibição inclui uma seleção dos desenhos, fotos e atividades das crianças realizadas nas dinâmicas do projeto.  Em relação ao “Crescendo na Ocupação”, a aluna relata que é importante que “tanto meninos, quanto meninas, precisam ter o mínimo de contato com os temas trabalhados para que possamos melhorar os relacionamentos sociais e a saúde dos menores”.

Para as coordenadoras, a exposição dá visibilidade para as questões vigentes na Vila Paula (Crédito: Renata Germano)

Segundo Rubens Bedrikow, as atividades são importantes para a criação e fortalecimento de vínculos entre a comunidade e extensionistas, além da possibilidade de aprendizado sobre a vida na ocupação a partir das crianças. “Por estarem muito próximas às crianças, as mães, tias, irmãs e avós acabaram se aproximando dos extensionistas e participando de conversas importantes para as trocas entre universidade e comunidade”, diz o professor.

Caroline Fernanda, 24, moradora da ocupação, diz que os atendimentos médicos realizados pelo professor e os alunos, desde 2018, auxiliam e ensinam as pessoas da comunidade com atenção e contribuem para uma melhor qualidade de vida para ela e para os moradores do local. “Todo sábado os alunos e o professor vêm e quando eles marcam para fazer a reunião, sempre comparecemos para ver e para escutar”, afirma.

A exposição “Vila Paula” está em exibição no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas, na Unicamp, desde o dia 15 de agosto e receberá visitantes até nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, com entrada gratuita.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Bruno Brighenti Perez


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.