Cultura & Espetáculos
A festa contou com shows e várias performances voltadas para o público negro e LGBTQIA+
Por: Bruna Niro e Vitor Hugo Rossetto
O evento Bicuda Linha de Front 0800 juntou música, performance, brechós e arte em um só lugar. A festa ocorreu no domingo passado, dia 29, na Estação Cultura, das 10h foi às 21h. O local contou com o serviço de bar, feirinha gastronômica e brechós, com o intuito de incentivar os pequenos empreendedores da região.
A Produtora Cultural Franciele da Silva, de 28 anos, conta que um dos maiores desafios foram as burocracias por trás dos serviços de contratação. O evento vinha sendo planejado desde novembro do ano passado, mas as negociações e o fechamento de contrato junto com o aval da Prefeitura ocorreu somente em fevereiro, “o contrato com a Prefeitura foi um pouco complicado”, afirma Franciele.
A Bicuda é uma coletividade artística que já promoveu 23 edições de festas em 4 anos, nos quais reuniu mais de 27 mil pessoas em eventos presenciais, realizando lançamentos da própria gravadora, a Bicuda REC, que visa dar destaque e empregabilidade às pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Ainda de acordo com Franciele, a gratuidade do evento para o público só se tornou possível com o apoio dos amigos artistas, que também entendem a importância de um evento como esse na cidade, não deixando de mencionar a Heineken e a Tiger que foram os patrocinadores oficiais da festa. “Uma parcela do cachê dos artistas foi pago com a ajuda deles. Já que não tivemos bilheteria, o nosso faturamento foi através das vendas de bebidas, que foi destinada à limpeza, à segurança, montagem do palco e artistas”, conclui a produtora.
Os pequenos empreendedores da região, encontraram na festa a possibilidade de divulgar seus trabalhos e também construir uma rede de novos clientes. A dona do brechó Ownerless Store, Samia Bastos, de 23 anos, é de Americana e conta que expor o trabalho dela ali é muito importante. “Pra mim essa oportunidade é melhor do que o online. Aqui eu posso ter uma conversa com o cliente. Tem aquele contato, e eu consigo explicar o que é a moda sustentável. É bem diferente”, afirma Sâmia.
As apresentações renderam elogios do público. Moradora de Americana, a trancista Karina Mamede, de 22 anos, foi ver o show das rappers Tasha e Tracie. Para ela, o evento alcançou as expectativas, pois conheceu novos artistas, aproveitou para comprar roupas e ainda se deliciou com os food trucks “amei tudo! O show estava sensacional, e o crepe de Nutella… Meu deus, não tenho nem palavras para descrever”.
O evento contou com diversas apresentações ao longo do dia, a programação da primeira edição da Bicuda Linha de Front 0800 na Estação Cultura teve como foco evidenciar artistas periféricos e a produção cultural da cidade. A produção responsável foram: Victor Almeida; Hellora Dana; Luiza Ribeiro; Franciele Larisi e Kara Catharina.
Orientação e edição: Prof. Artur Araujo
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Festa das Nações chega ao Distrito de Joaquim Egídio
A festa vai oferecer barracas de artesanato, gastronomia e shows musicais que remetem às tradições das determinadas nações.

Dia da Dança tem mais de 20 coreografias em Nova Odessa
Meire Prado, diretora da escola, disse que esse momento é essencial para reforçar a importância da cultura para as pessoas.

Gostos da Argentina, Coreia e Minas juntos num só lugar
O festival trouxe mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.