Destaque
Dados da SSP apontam que de 1.519 ocorrências, 687 foram registradas das 18 às 23h59min
Por: Thammy Luciano
Os registros de roubos de celulares na cidade de Campinas, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, são mais frequentes a noite, sendo que os horários com mais registros de ocorrências são das 18h às 23h59. Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, foram registradas 1.519 ocorrências de roubos de celulares na cidade. Do total, 687 roubos ocorreram a noite, sendo em média 229 ocorrências mensais neste período. Durante o dia, foram registrados 584 boletins, uma média de 194 casos mensais. Além de 167 registros de roubos na madrugada e 66 casos terem sido registrados com horário incerto.

Verônica Alves conta que foi assaltada pela manhã enquanto estava a caminho da Escola Estadual Dom Barreto, que fica nas proximidades da Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) do Comando de Policiamento do Interior e próximo do 1° Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Campinas (BAEP), no bairro Ponte Preta. Na ocasião, ela estava sozinha e percebeu que alguém a seguia. “Eu não sabia se andava mais rápido ou se corria e, ao hesitar, um homem colocou a arma na minha cintura e anunciou o assalto, pedindo o celular”, conta. Ela negou estar com o aparelho, mas o assaltante ameaçou atirar caso não entregasse o celular. Verônica fez o Boletim de Ocorrência online, mas o único retorno que teve foi que a polícia iria aumentar o patrulhamento próximo da escola. “Eu nunca mais vi meu celular”, concluiu a jovem sobre o caso.

Assim como Verônica, o estudante Victor Pamplona não teve seu celular encontrado. No momento do roubo, ele estava no ponto de ônibus, próximo da Escola Carlos Gomes, na região central de Campinas. Pamplona conta que um homem chegou perguntando sobre o itinerário de uma linha de ônibus e, pouco tempo depois, retornou anunciando o assalto. “Eu só agi passivamente e entreguei meus bens”, explicou.
Após o roubo, Victor entrou em contato com a Polícia Militar. “Liguei na esperança de que o encontrassem e que eu conseguisse meu celular e meu dinheiro de volta”, diz Pamplona.
Nos casos relatados pelas vítimas entrevistadas, a Polícia Militar seguiu um procedimento padrão, informando que enviaria viatura para ronda nos locais. Em caso de roubo, a recomendação da Polícia Militar é que a vítima não reaja e imediatamente acione a PM pelo 190 e faça o Boletim de Ocorrência presencialmente ou online, que acaba sendo mais rápido, pelo site da delegacia eletrônica.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Oscar Nucci
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.