Destaque

Em Campinas, roubo de celular é mais frequente à noite

Dados da SSP apontam que de 1.519 ocorrências, 687 foram registradas das 18 às 23h59min

Por: Thammy Luciano

Os registros de roubos de celulares na cidade de Campinas, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, são mais frequentes a noite, sendo que os horários com mais registros de ocorrências são das 18h às 23h59. Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, foram registradas 1.519 ocorrências de roubos de celulares na cidade. Do total, 687 roubos ocorreram a noite, sendo em média 229 ocorrências mensais neste período. Durante o dia, foram registrados 584 boletins, uma média de 194 casos mensais. Além de 167 registros de roubos na madrugada e 66 casos terem sido registrados com horário incerto.

Em média, por mês são registrados 229 ocorrências de roubos de celulares a noite em Campinas (Foto: Reprodução/Wagner Souza/g1)

Verônica Alves conta que foi assaltada pela manhã enquanto estava a caminho da Escola Estadual Dom Barreto, que fica nas proximidades da Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) do Comando de Policiamento do Interior e próximo do 1° Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Campinas (BAEP), no bairro Ponte Preta. Na ocasião, ela estava sozinha e percebeu que alguém a seguia. “Eu não sabia se andava mais rápido ou se corria e, ao hesitar, um homem colocou a arma na minha cintura e anunciou o assalto, pedindo o celular”, conta. Ela negou estar com o aparelho, mas o assaltante ameaçou atirar caso não entregasse o celular. Verônica fez o Boletim de Ocorrência online, mas o único retorno que teve foi que a polícia iria aumentar o patrulhamento próximo da escola. “Eu nunca mais vi meu celular”, concluiu a jovem sobre o caso.

De novembro a janeiro, foram registradas 1.519 ocorrências de roubos de celulares (Foto: Thammy Luciano)

Assim como Verônica, o estudante Victor Pamplona não teve seu celular encontrado. No momento do roubo, ele estava no ponto de ônibus, próximo da Escola Carlos Gomes, na região central de Campinas. Pamplona conta que um homem chegou perguntando sobre o itinerário de uma linha de ônibus e, pouco tempo depois, retornou anunciando o assalto. “Eu só agi passivamente e entreguei meus bens”, explicou.

Após o roubo, Victor entrou em contato com a Polícia Militar. “Liguei na esperança de que o encontrassem e que eu conseguisse meu celular e meu dinheiro de volta”, diz Pamplona.

Nos casos relatados pelas vítimas entrevistadas, a Polícia Militar seguiu um procedimento padrão, informando que enviaria viatura para ronda nos locais. Em caso de roubo, a recomendação da Polícia Militar é que a vítima não reaja e imediatamente acione a PM pelo 190 e faça o Boletim de Ocorrência presencialmente ou online, que acaba sendo mais rápido, pelo site da delegacia eletrônica.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.