Destaque
A reunião com estudantes na universidade tratou sobre propostas para a educação pública no Brasil
Por: Henrique Bragança Sponchiado
O pré-candidato à deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), visitou a cidade de Campinas nesta terça-feira (29/03) para discursar no Teatro Arena da Unicamp. O objetivo da apresentação foi expor suas ideias e propostas para as universidades públicas e também sua visão quanto ao cenário atual da esquerda no país. O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico dos Estudantes de Economia da Unicamp e o Coletivo Vira Mundo do Instituto de Economia da Unicamp.
Durante seu discurso, o político enfatizou a importância de se investir nas universidades públicas por meio de políticas que auxiliem os estudantes não só a entrarem no ensino superior, mas também se manterem, visto a dificuldade de muitos em sair de suas cidades de origem e se bancarem em um lugar mais próximo da universidade. Segundo dados do Censo da Educação Superior 2020 do Inep, as universidades públicas registraram uma queda de 18,8% no número de alunos que concluíram seus cursos de graduação.
Ao falar sobre o cenário político, Boulos criticou duramente o atual governo do presidente Jair Bolsonaro, incluindo seus filhos, ministros e aliados, que já se envolveram em supostos casos de corrupção.
No que diz respeito ao espectro político da esquerda, Guilherme Boulos deixou claro seu apoio ao pré-candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segundo as últimas pesquisas eleitorais, vem sendo o principal rival de Bolsonaro para o cargo de presidente da república em 2023.
Para o cientista político e professor da PUC-Campinas, Vitor Barletta Machado, grande parte da esquerda no Brasil busca inevitavelmente uma unidade que possa ganhar mais espaço em cargos políticos, tendo como exemplo as últimas eleições municipais para a prefeitura de Campinas com resultados expressivos da articulação entre PT e PSOL. “Acredito que há um espaço bom para a esquerda crescer e se articular para mostrar um projeto político alternativo, e o Guilherme Boulos tem um papel bastante importante nesse processo, visto sua expressão nacional com movimentos populares”, explica Vitor.
Thiago dos Santos Plasa é um dos estudantes que foi ao evento nesta terça-feira. O aluno do curso de bacharel em música da Unicamp acredita que por meio da política institucional é possível concretizar projetos que atendam às necessidades de grupos socialmente minoritários e classes econômicas baixas na região de onde veio. “Estou tentando articular um projeto cultural no bairro onde moro, na Cohab II, que fica na periferia de São Paulo, Zona Leste, e lá é um bairro dormitório, só se vive para dormir. Acredito que precisamos pressionar os políticos a usarem a caneta ao nosso favor”.
Guilherme Boulos também pontuou outras pautas que acredita serem importantes para o Brasil e que já está envolvido há anos, como o auxílio a moradores de rua pelo MTST, sem terras pelo MST, interrupção no uso de agrotóxicos, incentivo à industrialização em paralelo ao combate à desigualdade social e a sustentabilidade ambiental, além do combate a política do teto de gastos e às privatizações de empresas estatais. Boulos esteve durante o evento na companhia da vereadora de Campinas Paolla Miguel (PT) e a pré-candidata a deputada estadual em São Paulo e coordenadora do MTST, Ediane Maria.
Confira o vídeo com um trecho do discurso de Guilherme Boulos no LINK
Orientação e edição: Prof. Gilberto Roldão
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino