Destaque

Centro de Campinas terá decoração natalina este ano

Campanha Natal da Esperança 2021 esperava doações para 12 projetos; cinco foram contemplados e, os demais, não

Por André Romero

A decoração natalina de locais públicos de Campinas este ano será mais tímida. Apesar da prorrogação do edital da Secretaria de Cultura e Turismo para a campanha Natal da Esperança 2021, que possibilitou à administração pública receber doações de enfeites natalinos por empresas e pessoas físicas e jurídicas, apenas cinco dos 12 locais selecionados conseguiram adesão dos parceiros. Os demais ficarão sem decoração neste Natal.

A Praça Carlos Gomes receberá a decoração natalina este ano graças à doação de parceiros (Foto: Divulgação)

Serão enfeitados com as doações das empresas três locais no centro da cidade: o calçadão da rua 13 de Maio; o trecho da Praça José Bonifácio à rua José Paulino e a Praça Carlos Gomes. A Lagoa do Taquaral receberá dois projetos.

O Natal da Esperança tinha como objetivo estimular propostas de doações de enfeites para decoração natalina em áreas públicas para valorizar o espírito natalino e estimular o comércio principalmente da região central da cidade, que foi duramente castigado na pandemia.  O edital foi lançado no dia 12 de novembro e seria finalizado no dia 26 do mesmo mês, mas a administração pública decidiu prorrogá-lo para o dia 6 de dezembro na expectativa de que todos os projetos fossem cumpridos. Mesmo assim, não foi suficiente para suprir a demanda esperada.

Em nota, a Prefeitura informou que “as empresas interessadas não conseguiram encontrar os fornecedores que montassem os seus projetos de decoração/iluminação a tempo da programação de Natal”.

No entanto, para o diretor de Turismo, Eros Vizel, os resultados foram satisfatórios. “Foi uma tentativa da Prefeitura, por meio do edital de doação, de convidar a iniciativa privada para participar da decoração natalina da cidade e tornar esse período mais humano. Nós [da Secretaria de Cultura e Turismo] achávamos que teríamos mais adesões, mas no fim das contas foi uma experiência interessante”, comenta.

As empresas que fizeram as doações para o Natal da Esperança foram a Padoca do Vila, a construtora Patriani, a rede de mercados Oxxo e o shopping Boulevard Masserani, atualmente em construção e com inauguração prevista para dezembro de 2022. A partir de 6 de janeiro, as empresas terão até 4 dias para desmontar as decorações implementadas. Todos os enfeites ficarão em posse dos doadores.

Árvore enfeitada na Lagoa do Taquaral: último investimento da administração pública em um local público, no Natal (Foto: Divulgação)

Sem decoração

Desde 2015 a administração pública não decora Campinas para as festas de Natal. A última decoração foi feita no Parque Portugal, popularmente conhecido como Lagoa do Taquaral, quando uma árvore iluminou o local. Apesar da pandemia ter impossibilitado a Prefeitura de decorar pontos da cidade por meio de recursos próprios, o diretor de Turismo diz que a falta de orçamento público para essas ações foi sentida antes mesmo da chegada da Covid-19. “É necessário um alto nível de investimento em todas as etapas desse processo de decoração”, explica. Este ano, devido ao decreto de calamidade pública ocasionada pela pandemia, doações foram permitidas, possibilitando a criação da campanha Natal da Esperança 2021.

Para ampliar a participação de mais parceiros e ter melhores resultados neste projeto, o diretor de Turismo afirma que a Prefeitura pretende iniciar todos os editais já no começo do segundo semestre. “É um processo muito burocrático e cheio de surpresas e o cronograma sofre atrasos diversas vezes. Além disso, a iniciativa privada é muito mais exigente quanto à programação orçamentária e para que consigamos ter uma entrega mais efetiva das empresas participantes, quanto antes começarmos, melhor.”

No entanto, Vizel comenta que melhorando o cenário pandêmico, a Prefeitura espera ter um papel mais ativo nas decorações do ano que vem, ao lado da iniciativa privada. “Pensando para 2022, a situação será muito melhor comparada ao que vivemos atualmente.”, salienta.

Os locais públicos que não foram contemplados com a campanha são a Estação Cultura; Paço Municipal; Ponte Estaiada Prefeito Chico Amaral; Praça Beira Rio e praça Reinaldo Dias Leme. O Centro de Convivência (Praça Imprensa Fluminense) também não adquiriu doações, porém receberá a feira de Natal.

Orientação: Prof.ª Cecília Toledo

Edição: Luiz Oliveira


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.