Destaque

Livro retrata vida na pandemia

“Por entre janelas” aborda a solidão e as dificuldades financeiras enfrentadas no período da quarentena

Por Gabriela Tiburcio

Clarisse Scofield escreveu “Por entre janelas” em quatro meses (Foto: Arquivo pessoal)

“Por entre janelas” é o primeiro romance de Clarisse Scofield, escritora e estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lançado em 2021 pela editora Chiado Books, a obra conta, em 412 páginas, a história de duas famílias em Belo Horizonte que possuem suas vidas entrelaçadas em meio à pandemia da Covid-19.

Ana Costa é a mais velha de cinco filhos. Dedicada à família, a menina desiste do sonho de entrar em uma faculdade para ajudar seus pais a pagarem as contas de casa. É assim que Ana consegue um emprego na casa de seu Osmar, um senhor idoso e rabugento que acredita não precisar da companhia da menina, apesar da insistência de sua filha. Osmar perdeu sua esposa há pouco tempo e quase não recebe visita das filhas e da neta, mas diz estar bem na solidão de sua casa enorme.

Quando uma amizade entre Ana e Osmar finalmente começa a nascer, o vírus da Covid-19 chega ao país, iniciando uma quarentena que os separa. De um lado da cidade, Ana e sua família encaram as dificuldades financeiras e a falta de espaço na pequena casa onde moram. Do outro, Osmar, isolado de tudo e de todos, convive com o silêncio, a melancolia e a saudade infinita.

Clarisse Scofield escreve sobre duas realidades distintas e as consequências que cada família enfrenta no período da pandemia de uma forma tão linda e tão pura que é impossível não se encantar pela história da primeira até a última página. A autora expõe e compara o sofrimento da família de Ana e de Osmar, situando seu leitor no ambiente como se ele também fizesse parte das cenas. “Por entre janelas” traz questões sobre a vida, sobre nossas prioridades e, principalmente, sobre os efeitos da pandemia que vivemos há mais de um ano.

“Talvez escrever não seja fugir. Talvez quem escreve veja a realidade na sua forma mais pura. Deve ser duro, como deve ser duro!” – Clarisse Scofield em “Por entre janelas”

Trata-se de uma obra que faz seu leitor rir, chorar, indignar-se e sentir várias outras emoções ao mesmo tempo. Isso tudo enquanto aprende, com a determinação e a renúncia dos personagens principais, a olhar para fora de seu círculo social e compreender as necessidades de cada um.

No meio de tantas vidas, por entre tantas janelas, é um privilégio conhecer as famílias de Ana e de Osmar. Não será surpresa se, daqui a alguns anos, o livro “Por entre janelas” for considerado um clássico de nossa geração.

“Por entre janelas” é o primeiro romance de Clarisse Scofield (Foto: Chiado Books/Reprodução)

Por entre janelas pode ser adquirido no site da editora por R$ 36,00.

Livro: Por entre janelas

Autora: Clarisse Scofield

Data de publicação: abril de 2021

Número de páginas: 412

Gênero: Romance

Editora: Chiado Books

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Gabriela Tiburcio


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.