Destaque
Novo EspaçoCultura, no shopping Iguatemi Campinas, recebe obras dos artistas internacionalmente conhecidos
Por: Melyssa Kell
Em exibição no shopping Iguatemi Campinas a exposição “Metropolis“ reúne a vibração das obras de Adhemir Fogassa e a intensidade da PopArt de Neno Ramos, em uma mostra colorida e diversa que pode ser vista até o dia 17 de outubro no novo Espaço Cultural localizado no primeiro piso do shopping A exposição gratuita está disponível para visitação de segunda à sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 12h às 20h.
Em entrevista, Sueli Pennone, curadora da exposição e responsável pelo Novo Espaço Cultural conta a trajetória que fez desde o conceito da exposição até a escolha dos artista. “Procurei trazer o clima de vida nas grandes cidades, porque elas foram as mais afetadas com tudo isso (pandemia). Nas cidades as pessoas transitam, circulam pelos grandes centros comerciais. Então, a exposição Metropolis teve a intenção de mostrar que a vida começou a voltar ao “normal”, e a reflexão agora é sobre o cotidiano das pessoas e o ambiente arquitetônico das grandes cidades“, contou a curadora.
Sueli ainda afirma que a junção das obras dos dois artistas foi o casamento perfeito, uma vez que demonstram essa simbiose entre as pessoas e o espaço urbano. “Convidei o artista Neno Ramos que é um ícone da PopArt no Brasil, porque a PopArt faz muito isso, esse recorte das cenas do cotidiano, seja nas relações das pessoas, na rotina do supermercado, enfim, o dia a dia. O Fogassa dialoga justamente com o cotidiano urbano, arquitetônico, da cidade em si, não das pessoas, as pessoas estão contidas, mas ele trabalha as cidades, a arquitetura”, revelou.
Sendo fiel naquilo que se propõe, Adhemir oferta à exposição a percepção domovimentojá característico de suas obras. “A arte é a possibilidade de harmonizar aquilo que sinto através das formas geométricas”, diz Adhemir. Rafael Santiago,foi um dos espectadores da exposição. “Achei a exposição muito bonita, muito bem organizada e as obras em si são lindas, mexem bastante com as cores vibrantes que chamam a atenção e são bem trabalhadas”, comentou o estudante. Para Luiza Cabral, também espectadora, a influência de Lichtenstein e Andy Warhol nas obras de Neno Ramos é clara, percebendo um desenvolvimento do artista até encontrar sua essência. Percepção fomentada por Neno quando diz. “Gosto de fazer mudanças na técnica para chocar as pessoas, as placas de marchetaria de acrílico são recortadas uma a uma, tornando as peças gostosas de serem feitas”. A exposição é aberta ao público de todas as idades, e é sobretudo, um tributo às artes, uma vez que “todas as artes são tônicos para a vida, a arte é indispensável”, como diz Sueli Pennone.
Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Caroline Adrielli
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino