Destaque
Novo EspaçoCultura, no shopping Iguatemi Campinas, recebe obras dos artistas internacionalmente conhecidos
Por: Melyssa Kell
Em exibição no shopping Iguatemi Campinas a exposição “Metropolis“ reúne a vibração das obras de Adhemir Fogassa e a intensidade da PopArt de Neno Ramos, em uma mostra colorida e diversa que pode ser vista até o dia 17 de outubro no novo Espaço Cultural localizado no primeiro piso do shopping A exposição gratuita está disponível para visitação de segunda à sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 12h às 20h.
Em entrevista, Sueli Pennone, curadora da exposição e responsável pelo Novo Espaço Cultural conta a trajetória que fez desde o conceito da exposição até a escolha dos artista. “Procurei trazer o clima de vida nas grandes cidades, porque elas foram as mais afetadas com tudo isso (pandemia). Nas cidades as pessoas transitam, circulam pelos grandes centros comerciais. Então, a exposição Metropolis teve a intenção de mostrar que a vida começou a voltar ao “normal”, e a reflexão agora é sobre o cotidiano das pessoas e o ambiente arquitetônico das grandes cidades“, contou a curadora.

Sueli ainda afirma que a junção das obras dos dois artistas foi o casamento perfeito, uma vez que demonstram essa simbiose entre as pessoas e o espaço urbano. “Convidei o artista Neno Ramos que é um ícone da PopArt no Brasil, porque a PopArt faz muito isso, esse recorte das cenas do cotidiano, seja nas relações das pessoas, na rotina do supermercado, enfim, o dia a dia. O Fogassa dialoga justamente com o cotidiano urbano, arquitetônico, da cidade em si, não das pessoas, as pessoas estão contidas, mas ele trabalha as cidades, a arquitetura”, revelou.
Sendo fiel naquilo que se propõe, Adhemir oferta à exposição a percepção domovimentojá característico de suas obras. “A arte é a possibilidade de harmonizar aquilo que sinto através das formas geométricas”, diz Adhemir. Rafael Santiago,foi um dos espectadores da exposição. “Achei a exposição muito bonita, muito bem organizada e as obras em si são lindas, mexem bastante com as cores vibrantes que chamam a atenção e são bem trabalhadas”, comentou o estudante. Para Luiza Cabral, também espectadora, a influência de Lichtenstein e Andy Warhol nas obras de Neno Ramos é clara, percebendo um desenvolvimento do artista até encontrar sua essência. Percepção fomentada por Neno quando diz. “Gosto de fazer mudanças na técnica para chocar as pessoas, as placas de marchetaria de acrílico são recortadas uma a uma, tornando as peças gostosas de serem feitas”. A exposição é aberta ao público de todas as idades, e é sobretudo, um tributo às artes, uma vez que “todas as artes são tônicos para a vida, a arte é indispensável”, como diz Sueli Pennone.
Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Caroline Adrielli
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.