Destaque
“Comunicar melhor para obter mais engajamento”, defende Allan Said Amin, na abertura do Reverbera 2021
Por Beatriz Mota Furtado
A mensagem é mais importante do que o produto. Se o produto for bem trabalhado em termos de comunicação e marketing, conectando o coração e o cérebro das pessoas, ele terá o que precisa para ser um sucesso. Essa é a aposta de Allan Said Amin, gerente de marketing e negócios da empresa 3M, apresentada na palestra sobre “criatividade, inovação e storytelling”, nesta quarta-feira (15), na abertura do evento Reverbera, organizado anualmente pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), da PUC-Campinas. A unidade integra estudantes e professores dos nove cursos de graduação e a pós graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da instituição.
Para Amin, o ponto central para se trabalhar bem a estratégia de marketing de uma empresa, e gerar mais engajamentos, é fortalecer a comunicação interna e externa das organizações. O storytelling – expressão que designa contação de histórias ou narrativa – é uma estratégia por ele considerada “inteligentíssima para conectar o coração e a mente das pessoas”.
Se você tem algo a dizer, tem que aprender a como dizer. O storytelling informa, esclarece, ensina e transmite a informação da forma mais eficiente”, apontou Amin, que é formado em administração de empresas pela PUC-Campinas e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Durante a palestra virtual, além de trazer diversos exemplos de personalidades famosas da mídia que usaram as técnicas de contação de histórias rumo ao sucesso, como Juliette (ex-BBB), o ator Paulo Gustavo, Pelé e Senna, o especialista ainda abordou sobre a importância de ter atitude e saber ouvir o outro lado para então dar seguimento ao processo criativo.
“A criatividade vem de como você tem atitude para ser criativo. É importante trabalhar em time, e não deixar que as barreiras, que atrapalham a criatividade, cresçam, como o ego. O que fazemos tem que reverberar na mente das pessoas. Ser criativo também é fazer bem feito aquilo que seu cliente espera”, ponderou Amin.
A palestra, cujo tema central foi abordado pela estratégia da comunicação, foi mediada pela profa. Maura Padula, docente da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas, reuniu cerca de 560 pessoas via transmissão ao vivo pela plataforma Teams.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Fernanda Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino