Destaque
“Comunicar melhor para obter mais engajamento”, defende Allan Said Amin, na abertura do Reverbera 2021
Por Beatriz Mota Furtado
A mensagem é mais importante do que o produto. Se o produto for bem trabalhado em termos de comunicação e marketing, conectando o coração e o cérebro das pessoas, ele terá o que precisa para ser um sucesso. Essa é a aposta de Allan Said Amin, gerente de marketing e negócios da empresa 3M, apresentada na palestra sobre “criatividade, inovação e storytelling”, nesta quarta-feira (15), na abertura do evento Reverbera, organizado anualmente pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), da PUC-Campinas. A unidade integra estudantes e professores dos nove cursos de graduação e a pós graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da instituição.
Para Amin, o ponto central para se trabalhar bem a estratégia de marketing de uma empresa, e gerar mais engajamentos, é fortalecer a comunicação interna e externa das organizações. O storytelling – expressão que designa contação de histórias ou narrativa – é uma estratégia por ele considerada “inteligentíssima para conectar o coração e a mente das pessoas”.

Se você tem algo a dizer, tem que aprender a como dizer. O storytelling informa, esclarece, ensina e transmite a informação da forma mais eficiente”, apontou Amin, que é formado em administração de empresas pela PUC-Campinas e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Durante a palestra virtual, além de trazer diversos exemplos de personalidades famosas da mídia que usaram as técnicas de contação de histórias rumo ao sucesso, como Juliette (ex-BBB), o ator Paulo Gustavo, Pelé e Senna, o especialista ainda abordou sobre a importância de ter atitude e saber ouvir o outro lado para então dar seguimento ao processo criativo.
“A criatividade vem de como você tem atitude para ser criativo. É importante trabalhar em time, e não deixar que as barreiras, que atrapalham a criatividade, cresçam, como o ego. O que fazemos tem que reverberar na mente das pessoas. Ser criativo também é fazer bem feito aquilo que seu cliente espera”, ponderou Amin.
A palestra, cujo tema central foi abordado pela estratégia da comunicação, foi mediada pela profa. Maura Padula, docente da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas, reuniu cerca de 560 pessoas via transmissão ao vivo pela plataforma Teams.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Fernanda Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.