Destaque
Claudia Trevisan: Até onde a expansão comercial e econômica é progresso?
Por Marcela Peixoto
O canal de debates e shows musicais, Levanti, foi palco nessa terça-feira, 31, de uma importante discussão sobre meio ambiente. Em uma transmissão ao vivo de aproximadamente três horas e 30 minutos, estudiosos e conhecedores da natureza conversaram sobre a importância da mata ciliar e dos corredores ecológicos.
Apoiadoras da Associação Mata Ciliar, o Coletivo Japy e a Sociedade pela Mata Ciliar organizaram o evento. A Live teve como objetivo arrecadar fundos para a instituição e divulgar os perigos que a fauna e a flora Brasileira estão enfrentando. Possíveis soluções e melhorias também foram discutidas.
A transmissão contou com dois debates. O primeiro foi mediado pela advogada Juliana Oliveira e tinha como tema a relação entre a VOA SP (administrativa de aeroportos privados brasileiros) e a Mata Ciliar. Estiveram presentes na discussão Claudia Trevisan, fundadora da Instituição Focinho Feliz, Leticia Pereira, tecnóloga em saneamento, e José Arnaldo de Oliveira, jornalista e cientista social.
O debate discutiu a decisão da VOA de entrar com um processo de reintegração de posse contra a Mata Ciliar. O objetivo de desmatamento e urbanização da região preocupa os convidados. “Nossos governantes não sabem a riqueza que temos em nossas próprias cidades”, afirma a tecnóloga.
Os participantes acreditam que a sociedade está cada vez mais conscientizada sobre o assunto. “A solução está a caminho, a cidade está atenta. O que falta agora é ação do setor empresarial comprometido com as mudanças”, comenta o jornalista.
Já o segundo debate, a respeito da importância dos corredores ecológicos, foi mediado pelo gestor ambiental Fabrício Zambon. A conversa contou com a engenheira florestal Paloma Pressato, o engenheiro químico Flavio Gramolelli e o engenheiro agrônomo Afonso Peche.
A conversa abordou a importância dos corredores ecológicos (para a travessia de fauna e flora entre fragmentos vegetais), as consequências de grandes rodovias na vida dos animais e a importância de conservar a natureza. “É previsto pelo código florestal a área de preservação permanente entre rios e lagos”, comenta Pressato.
Os convidados apontam a importância não só da Live em questão, mas também de todas as formas de compartilhas informações e conhecimentos. “É fundamental termos esse espaço de debate e dialogo, para lembrarmos sempre que a cooperação social é fundamental”, afirma Peche.
Além dos momentos de discussão, a Live contou também com apresentações musicais de artista da região, e sorteios de diferentes alimentos. Todos os participantes eram convidados a fazer doações. O dinheiro arrecadado foi doado para a associação Mata Ciliar.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Marcela Peixoto
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino