Destaque
Claudia Trevisan: Até onde a expansão comercial e econômica é progresso?
Por Marcela Peixoto
O canal de debates e shows musicais, Levanti, foi palco nessa terça-feira, 31, de uma importante discussão sobre meio ambiente. Em uma transmissão ao vivo de aproximadamente três horas e 30 minutos, estudiosos e conhecedores da natureza conversaram sobre a importância da mata ciliar e dos corredores ecológicos.
Apoiadoras da Associação Mata Ciliar, o Coletivo Japy e a Sociedade pela Mata Ciliar organizaram o evento. A Live teve como objetivo arrecadar fundos para a instituição e divulgar os perigos que a fauna e a flora Brasileira estão enfrentando. Possíveis soluções e melhorias também foram discutidas.
A transmissão contou com dois debates. O primeiro foi mediado pela advogada Juliana Oliveira e tinha como tema a relação entre a VOA SP (administrativa de aeroportos privados brasileiros) e a Mata Ciliar. Estiveram presentes na discussão Claudia Trevisan, fundadora da Instituição Focinho Feliz, Leticia Pereira, tecnóloga em saneamento, e José Arnaldo de Oliveira, jornalista e cientista social.

O debate discutiu a decisão da VOA de entrar com um processo de reintegração de posse contra a Mata Ciliar. O objetivo de desmatamento e urbanização da região preocupa os convidados. “Nossos governantes não sabem a riqueza que temos em nossas próprias cidades”, afirma a tecnóloga.
Os participantes acreditam que a sociedade está cada vez mais conscientizada sobre o assunto. “A solução está a caminho, a cidade está atenta. O que falta agora é ação do setor empresarial comprometido com as mudanças”, comenta o jornalista.
Já o segundo debate, a respeito da importância dos corredores ecológicos, foi mediado pelo gestor ambiental Fabrício Zambon. A conversa contou com a engenheira florestal Paloma Pressato, o engenheiro químico Flavio Gramolelli e o engenheiro agrônomo Afonso Peche.
A conversa abordou a importância dos corredores ecológicos (para a travessia de fauna e flora entre fragmentos vegetais), as consequências de grandes rodovias na vida dos animais e a importância de conservar a natureza. “É previsto pelo código florestal a área de preservação permanente entre rios e lagos”, comenta Pressato.

Os convidados apontam a importância não só da Live em questão, mas também de todas as formas de compartilhas informações e conhecimentos. “É fundamental termos esse espaço de debate e dialogo, para lembrarmos sempre que a cooperação social é fundamental”, afirma Peche.
Além dos momentos de discussão, a Live contou também com apresentações musicais de artista da região, e sorteios de diferentes alimentos. Todos os participantes eram convidados a fazer doações. O dinheiro arrecadado foi doado para a associação Mata Ciliar.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Marcela Peixoto
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.