Destaque
Claudia Trevisan: Até onde a expansão comercial e econômica é progresso?
Por Marcela Peixoto
O canal de debates e shows musicais, Levanti, foi palco nessa terça-feira, 31, de uma importante discussão sobre meio ambiente. Em uma transmissão ao vivo de aproximadamente três horas e 30 minutos, estudiosos e conhecedores da natureza conversaram sobre a importância da mata ciliar e dos corredores ecológicos.
Apoiadoras da Associação Mata Ciliar, o Coletivo Japy e a Sociedade pela Mata Ciliar organizaram o evento. A Live teve como objetivo arrecadar fundos para a instituição e divulgar os perigos que a fauna e a flora Brasileira estão enfrentando. Possíveis soluções e melhorias também foram discutidas.
A transmissão contou com dois debates. O primeiro foi mediado pela advogada Juliana Oliveira e tinha como tema a relação entre a VOA SP (administrativa de aeroportos privados brasileiros) e a Mata Ciliar. Estiveram presentes na discussão Claudia Trevisan, fundadora da Instituição Focinho Feliz, Leticia Pereira, tecnóloga em saneamento, e José Arnaldo de Oliveira, jornalista e cientista social.

O debate discutiu a decisão da VOA de entrar com um processo de reintegração de posse contra a Mata Ciliar. O objetivo de desmatamento e urbanização da região preocupa os convidados. “Nossos governantes não sabem a riqueza que temos em nossas próprias cidades”, afirma a tecnóloga.
Os participantes acreditam que a sociedade está cada vez mais conscientizada sobre o assunto. “A solução está a caminho, a cidade está atenta. O que falta agora é ação do setor empresarial comprometido com as mudanças”, comenta o jornalista.
Já o segundo debate, a respeito da importância dos corredores ecológicos, foi mediado pelo gestor ambiental Fabrício Zambon. A conversa contou com a engenheira florestal Paloma Pressato, o engenheiro químico Flavio Gramolelli e o engenheiro agrônomo Afonso Peche.
A conversa abordou a importância dos corredores ecológicos (para a travessia de fauna e flora entre fragmentos vegetais), as consequências de grandes rodovias na vida dos animais e a importância de conservar a natureza. “É previsto pelo código florestal a área de preservação permanente entre rios e lagos”, comenta Pressato.

Os convidados apontam a importância não só da Live em questão, mas também de todas as formas de compartilhas informações e conhecimentos. “É fundamental termos esse espaço de debate e dialogo, para lembrarmos sempre que a cooperação social é fundamental”, afirma Peche.
Além dos momentos de discussão, a Live contou também com apresentações musicais de artista da região, e sorteios de diferentes alimentos. Todos os participantes eram convidados a fazer doações. O dinheiro arrecadado foi doado para a associação Mata Ciliar.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Marcela Peixoto
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.