Destaque
Quinta obra do vencedor do Jabuti ancorou bate-papo em canal de conversas de longa duração

Por: Anna Luiza Scudeller
O tom casual do novo fenômeno de audiência da internet, o Flow Podcast, foi o cenário perfeito para que o rapper e autor Gabriel, o Pensador, 47 anos, apresentasse o livro infantil que recém-lançou em parceria com a escritora Laura Malin. O encontro que começou às 12h20 desta terça (24), durou exatas 4 horas e 10 minutos, sendo uma das entrevistas mais longas realizadas pela dupla do Flow.
Voltado ao público infantil, a obra Nada D+! está disponível apenas no formato digital e só é encontrada na Amazon. Este quinto livro do Pensador conta a história de Estevão, um menino tímido que descobre o esporte através do gosto pela leitura.
O Pensador, ao longo da entrevista, disse estar trabalhando na montagem de um coletivo de tracks, o Avalanche, que ainda está em desenvolvimento, devendo seguir o modelo da Pinapple StormTv, uma gravadora independente de rap nacional. O coletivo terá, segundo o Pensador, diversos desdobramentos, como podcasts, mas o foco está em trazer artistas novos para o grande público.
O Flow Podcast, transmitido no YouTube e na Twitch, caracteriza-se por entrevistas de longa duração. O tom cotidiano do programa permite que o público conheça mais do convidado em “um papo de boteco”, como descrevem os idealizadores. Os anfitriões, Igor Coelho, 36, e Bruno Aiub, 35, são figuras que se projetaram a partir de comunidades de gamers do YouTube, onde ficaram conhecidos pelos nicknames Igor 3K e Monark, respectivamente.
O Flow possui um canal principal e outro canal focado em edições dos bate-papos, que reúnem mais de 978 milhões de visualizações. A dupla de youtubers vem criando uma rede de podcasts subsidiários ao Estúdios Flow, como o À Deriva e o Venus Podcast, cada um com um foco distinto. Um diferencial do programa é a possiblidade de o internauta enviar uma pergunta para ser feita ao convidado, por meio de Sparks, espécie de moeda virtual que sai pelo valor mínimo de R$ 20,00.

Durante a conversa com o Pensador, a dupla discutiu assuntos da atualidade que já estavam presentes nos primeiros trabalhos do carioca, sobretudo as temáticas abordadas nos primeiros discos. Gabriel, ao citar Ãh, disse que a situação do país não mudou nas últimas duas décadas.
“A galera tá muito alienada, e isso me incomodava já na época. A gente tem tanta ferramenta, porra. Quem quiser pesquisar se uma parada é fake news ou se não é, se o cara tá falando merda ou não tá, pesquisar letra de música, pesquisar texto, começar a ler um livro na internet… Porra! Tem tudo na mão pra gente crescer!”, afirmou em tom de desabafo.
O assunto levantado pelo Pensador desencadeou um debate sobre o cenário político brasileiro, e o rapper refletiu sobre a influência do presidente Jair Bolsonaro ao fomentar um discurso “intolerante, ignorante e indiferente”. Gabriel lembrou que criou uma ONG, a “Pensando Junto” na Rocinha, que oferecia reforço escolar, aulas de música, breakdance, artes plásticas, auxílio odontológico e uma cesta básica por criança, fora outros serviços. Depois de sete anos, o projeto social do artista foi encerrado.
“Se você votou no cara ou não, todos têm o direito e o dever de cobrar dele. Eles estão lá para trabalhar, não para fazer gracinha e ser chamado de mito. Não estou falando só do Bolsonaro, isso sempre pensei. Falei isso em todos os discos”, afirmou.
Outros projetos do rapper agora envolvem a criação de um podcast próprio, além da continuação do “Por Dentro da Track” no YouTube, onde compartilha poesias e debate produção musical. Em comemoração aos vinte anos do lançamento do álbum “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre O Mesmo)”, o Pensador anunciou estar retrabalhando as músicas originais com a colaboração de outros artistas, além de agregar uma linha de roupas pela Heart Merch.
Aqui, acesso para o bate-papo do Pensador, no canal do Flow no YouTube.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Fernanda Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.