Destaque
Quinta obra do vencedor do Jabuti ancorou bate-papo em canal de conversas de longa duração
Por: Anna Luiza Scudeller
O tom casual do novo fenômeno de audiência da internet, o Flow Podcast, foi o cenário perfeito para que o rapper e autor Gabriel, o Pensador, 47 anos, apresentasse o livro infantil que recém-lançou em parceria com a escritora Laura Malin. O encontro que começou às 12h20 desta terça (24), durou exatas 4 horas e 10 minutos, sendo uma das entrevistas mais longas realizadas pela dupla do Flow.
Voltado ao público infantil, a obra Nada D+! está disponível apenas no formato digital e só é encontrada na Amazon. Este quinto livro do Pensador conta a história de Estevão, um menino tímido que descobre o esporte através do gosto pela leitura.
O Pensador, ao longo da entrevista, disse estar trabalhando na montagem de um coletivo de tracks, o Avalanche, que ainda está em desenvolvimento, devendo seguir o modelo da Pinapple StormTv, uma gravadora independente de rap nacional. O coletivo terá, segundo o Pensador, diversos desdobramentos, como podcasts, mas o foco está em trazer artistas novos para o grande público.
O Flow Podcast, transmitido no YouTube e na Twitch, caracteriza-se por entrevistas de longa duração. O tom cotidiano do programa permite que o público conheça mais do convidado em “um papo de boteco”, como descrevem os idealizadores. Os anfitriões, Igor Coelho, 36, e Bruno Aiub, 35, são figuras que se projetaram a partir de comunidades de gamers do YouTube, onde ficaram conhecidos pelos nicknames Igor 3K e Monark, respectivamente.
O Flow possui um canal principal e outro canal focado em edições dos bate-papos, que reúnem mais de 978 milhões de visualizações. A dupla de youtubers vem criando uma rede de podcasts subsidiários ao Estúdios Flow, como o À Deriva e o Venus Podcast, cada um com um foco distinto. Um diferencial do programa é a possiblidade de o internauta enviar uma pergunta para ser feita ao convidado, por meio de Sparks, espécie de moeda virtual que sai pelo valor mínimo de R$ 20,00.
Durante a conversa com o Pensador, a dupla discutiu assuntos da atualidade que já estavam presentes nos primeiros trabalhos do carioca, sobretudo as temáticas abordadas nos primeiros discos. Gabriel, ao citar Ãh, disse que a situação do país não mudou nas últimas duas décadas.
“A galera tá muito alienada, e isso me incomodava já na época. A gente tem tanta ferramenta, porra. Quem quiser pesquisar se uma parada é fake news ou se não é, se o cara tá falando merda ou não tá, pesquisar letra de música, pesquisar texto, começar a ler um livro na internet… Porra! Tem tudo na mão pra gente crescer!”, afirmou em tom de desabafo.
O assunto levantado pelo Pensador desencadeou um debate sobre o cenário político brasileiro, e o rapper refletiu sobre a influência do presidente Jair Bolsonaro ao fomentar um discurso “intolerante, ignorante e indiferente”. Gabriel lembrou que criou uma ONG, a “Pensando Junto” na Rocinha, que oferecia reforço escolar, aulas de música, breakdance, artes plásticas, auxílio odontológico e uma cesta básica por criança, fora outros serviços. Depois de sete anos, o projeto social do artista foi encerrado.
“Se você votou no cara ou não, todos têm o direito e o dever de cobrar dele. Eles estão lá para trabalhar, não para fazer gracinha e ser chamado de mito. Não estou falando só do Bolsonaro, isso sempre pensei. Falei isso em todos os discos”, afirmou.
Outros projetos do rapper agora envolvem a criação de um podcast próprio, além da continuação do “Por Dentro da Track” no YouTube, onde compartilha poesias e debate produção musical. Em comemoração aos vinte anos do lançamento do álbum “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre O Mesmo)”, o Pensador anunciou estar retrabalhando as músicas originais com a colaboração de outros artistas, além de agregar uma linha de roupas pela Heart Merch.
Aqui, acesso para o bate-papo do Pensador, no canal do Flow no YouTube.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Fernanda Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna