Noticiário Geral

Mães temem atraso na socialização de filhos nascidos na pandemia

O medo de Anna Carolina Neves era que a filha, Luiza, fosse um “bicho do mato”

Por Fernanda Almeida

Os desafios da maternidade não são segredo para ninguém. A presença de uma nova vida que depende completamente da sua, a introdução de uma nova rotina do dia para a noite e aprender a conciliar as responsabilidades são alguns dos desafios enfrentados pelas mães. Com a pandemia do Covid-19 o desafio ficou ainda maior, pois com a necessidade de isolamento social, a realidade mudou e introduziu diferentes desafios e preocupações nas mães de bebês que nasceram durante a quarentena, sendo o desenvolvimento social adequado o principal deles.


Para Anna Carolina Neves, o maior medo foi a filha ter problemas em se socializar (Foto: Arquivo Pessoal)

O maior medo da advogada Anna Carolina Victorino Andrade Neves, 34, de Campinas, era a filha ser um “bicho do mato” por conta do isolamento social. Luiza nasceu na segunda quinzena de Janeiro de 2020 e desde que a pandemia começou teve pouco contato com outras pessoas que não fossem os pais.

“Tive medo dela não gostar das pessoas e de não se relacionar com ninguém, mas ela é muito simpática e adora ver outras pessoas,” contou a mãe. Apesar de ser sociável, Luiza, de um ano e quatro meses, ainda não conhece vários familiares e amigos dos pais, além de não frequentar espaços públicos, como parques, uma vez que Anna tem medo das possíveis aglomerações.

“É muito triste que ela não conhece os lugares. Não saio com ela no fim de semana, ficamos em casa ou vamos à casa dos avós”.

A questão da socialização também é um ponto de preocupação para a vendedora de Indaiatuba, Sabrina Manfri, 32. Mesmo que acredite que seu filho Noah, de onze meses, esteja se desenvolvendo bem, até então ele teve contato apenas com pessoas que fossem da família imediata, mas muito pouco com outras crianças.

Aos onze meses, Noah teve pouco contato com outras crianças, relata a mãe Sabrina Manfri (Foto: Arquivo Pessoal)

“Fico receosa em saber como vai ser esse relacionamento, como vai ser a questão da partilha, por exemplo, por que hoje ele tem tudo só para ele”. Ela também afirma que gostaria que Noah frequentasse a creche, pois acredita que a criança se desenvolve muito mais nesse ambiente e espera que isso não afete o seu aprendizado.

“Faço o que eu posso. Minha irmã é pedagoga, então ela me ajuda a estimular ele corretamente, mas me preocupo na questão social”.

Sabrina, que se mudou para a casa dos pais para conseguir ter uma rede de apoio, conta que teve que se afastar do trabalho após ela e o filho pegar Covid assim que ela voltou da licença maternidade e isso aumentou o receio. Mesmo assim, vê um lado positivo na situação.

 “Consigo estar mais presente com ele. É a única coisa que eu vejo de positivo nisso”, relata.

A professora Carolina Longano Mesquita de Souza Silva, 29, de Indaiatuba, conta que não teve nenhuma rede de apoio após o nascimento do filho Éttore, que nasceu no fim de fevereiro de 2020, duas semanas antes das primeiras restrições sociais serem implementadas.  Ela explica que isso ocorreu uma vez que a sua rede de apoio era composta de pessoas no grupo de risco para a Covid-19 e não queria colocar ninguém em perigo. “Não deixei visitas virem por 8 meses, nem aceitei ajuda de parentes pois a minha casa é pequena e não teríamos espaço para isolar alguém com a doença.”

Se tornar mãe durante esse período de pandemia e isolamento social foi um grande impacto para Carolina, que teve dificuldades em conciliar o emocional e o profissional, além de desenvolver ansiedade e problemas para se conectar com o filho. Já para Éttore, de 1 ano e três meses, a mãe observa que houve atraso no desenvolvimento da sua fala.

“Isso acontece porque ele não enxerga a boca das professoras para associar o som ao movimento. Ele não consegue ainda falar palavras completas, só silabas”, conta Carolina. Mesmo assim, ela afirma que o filho é muito sociável e que ao começar a frequentar a escola ficou mais calmo e conseguiu desenvolver melhor a coordenação motora grossa, ou seja, dos braços e pernas.

Desenvolvimento

Carolina observa que o isolamento social atrapalhou no desenvolvimento da fala do filho Éttore: “Só fala sílabas” (Foto: Arquivo Pessoal)

A pediatra especialista em medicina intensiva e com pós-graduação em alergia e imunologia, Paula Beatriz da Silva, enfatiza a importância do convívio com outras pessoas e de ambientes diferentes para o desenvolvimento motor, social e linguístico da criança. “O desenvolvimento é extremamente afetado pelos estímulos e experiências que ela tem oportunidade de vivenciar”, afirma.

Ela relata que a restrição de relacionamentos imposta pela pandemia foi um grande fator para o aumento no atraso de fala e na capacidade de relacionamento das crianças, e incentiva os pais a estimularem os filhos.

“É necessário enriquecer o tempo que os pais passam com os filhos, com muito diálogo, brincadeiras dirigidas para cada idade, leitura e passeios ao ar livre,” instrui a pediatra e recomenda a internet para procurar quais são as brincadeiras mais adequadas para a idade do filho.

A Dra. Paula, que também é mãe de bebês gêmeos nascidos durante a pandemia, conta que mesmo sendo pediatra, ainda tem momentos em que questiona se está estimulando os filhos da forma correta. “O acompanhamento médico regular é fundamental para não deixar nenhum atraso passar”, aconselha.

Ela aponta o uso de telas como um impacto negativo no desenvolvimento da linguagem, uma vez que não há interação. Para um ano de idade, ela lista ações esperadas das crianças: dar “tchau” com a mão, apontar para o que querem, balançar a cabeça simbolizando a palavra “não”, começar a dizer as primeiras palavras, imitar gestos, estar engatinhando, firmar o corpo em pé com apoio e se sentar sem ajuda. E, por fim, ressalta: “As crianças jamais podem perder habilidades que já haviam adquirido”.

Segundo a pedagoga Grazielly Ferreira, o desenvolvimento social durante esse período pode ser aprimorado por meio de exemplos da família. Para ela, tanto a escola quanto o ambiente familiar colaboram para essa interação social, trabalhando com habilidades como a empatia, respeito e cooperação.

“A criança observa todas as atitudes de quem está a sua volta, então é importante que ela tenha bons exemplos e que exista constantemente diálogos e abertura para que ela consiga expor seus sentimentos e seja compreendida”, diz.

Para Grazielly, os efeitos negativos trazidos pelo distanciamento social das crianças são mais fáceis de reverter nos mais jovens. Ela explica que isso ocorre uma vez que crianças de um ano a necessidade é mais voltada para o convívio com os familiares, enquanto as mais velhas já tem um maior leque de relacionamentos, principalmente com outras crianças.

Ela aponta o relacionamento de ambos como importante, mas afirma que as habilidades adquiridas são diferentes. “O contato entre crianças ajuda no desenvolvimento do faz de conta, por exemplo. Elas conseguem se entender melhor e tem uma interação mais fácil. Com o adulto, é diferente”.

Orientação: Profª Amanda Artiolli

Edição: Leonardo Fernandes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.