Noticiário Geral
Ação da prefeitura tem cerca de 170 postos de arrecadação espalhados por Campinas e região
Por Carolina Barela
Com o slogan “sua roupa pode abraçar você”, a Campanha do Agasalho organizada pela prefeitura de Campinas e cidades próximas, em parceria à EPTV, ocorrerá até o dia 31 de julho. Até o momento, já foram arrecadas mais de 3,7 toneladas de doações entre agasalhos e cobertores, de acordo com Vandecleya Moro, Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

Iniciada há pouco mais de 15 dias, os postos de arrecadação da iniciativa já superaram o estimado, e chegam a mais de 170 pontos de coleta espalhados pelo município e região.
Além da mobilização da comunidade, a Campanha visa valorizar o afeto em um momento de distanciamento social exigido pelas circunstâncias da pandemia. “Doar uma roupa ou cobertor nesse momento é um ato de solidariedade, afeto e empatia”, disse a secretaria. Entretanto, Vandecleya alerta para que evite a doação de roupas em mau estado de conservação.
Por conta da pandemia e sob orientação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), todas as doações ficarão em quarentena durante uma semana e, assim, serão distribuídas para as ONGs parceiras. São elas: a SOS Ruas, responsável pela distribuição de agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua, Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante), Rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social e suas organizações parceiras.
EXPECTATIVAS PARA O INVERNO
Segundo Bruno Kabke Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp, para este ano, espera-se uma tendência mais uniforme de temperaturas um pouco acima do normal e chuvas mais coerentes com o período. Porém, ressalta que esse quadro não garante segurança hídrica da região. “Por ser um período de poucos volumes de chuva, é muito importante racionalizar o uso da água.”

Além disso, de acordo com o meteorologista, existe a preocupação com as condições respiratórias, que costumam se agravar nesse período. Em tempos de Covid-19 é necessário que haja cuidados redobrados com a saúde e políticas de ações mais incisivas no combate às queimadas, realçando a importância das campanhas de conscientização e arrecadação de agasalhos.
COMO DOAR
A lista completa de postos de arrecadação pode ser consultada aqui. Os interessados em abrir um ponto de coleta de roupas devem entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones (19) 2116-0165 ou 2116-0281.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Leonardo Fernandes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores