Noticiário Geral
Ação da prefeitura tem cerca de 170 postos de arrecadação espalhados por Campinas e região
Por Carolina Barela
Com o slogan “sua roupa pode abraçar você”, a Campanha do Agasalho organizada pela prefeitura de Campinas e cidades próximas, em parceria à EPTV, ocorrerá até o dia 31 de julho. Até o momento, já foram arrecadas mais de 3,7 toneladas de doações entre agasalhos e cobertores, de acordo com Vandecleya Moro, Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Iniciada há pouco mais de 15 dias, os postos de arrecadação da iniciativa já superaram o estimado, e chegam a mais de 170 pontos de coleta espalhados pelo município e região.
Além da mobilização da comunidade, a Campanha visa valorizar o afeto em um momento de distanciamento social exigido pelas circunstâncias da pandemia. “Doar uma roupa ou cobertor nesse momento é um ato de solidariedade, afeto e empatia”, disse a secretaria. Entretanto, Vandecleya alerta para que evite a doação de roupas em mau estado de conservação.
Por conta da pandemia e sob orientação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), todas as doações ficarão em quarentena durante uma semana e, assim, serão distribuídas para as ONGs parceiras. São elas: a SOS Ruas, responsável pela distribuição de agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua, Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante), Rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social e suas organizações parceiras.
EXPECTATIVAS PARA O INVERNO
Segundo Bruno Kabke Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp, para este ano, espera-se uma tendência mais uniforme de temperaturas um pouco acima do normal e chuvas mais coerentes com o período. Porém, ressalta que esse quadro não garante segurança hídrica da região. “Por ser um período de poucos volumes de chuva, é muito importante racionalizar o uso da água.”
Além disso, de acordo com o meteorologista, existe a preocupação com as condições respiratórias, que costumam se agravar nesse período. Em tempos de Covid-19 é necessário que haja cuidados redobrados com a saúde e políticas de ações mais incisivas no combate às queimadas, realçando a importância das campanhas de conscientização e arrecadação de agasalhos.
COMO DOAR
A lista completa de postos de arrecadação pode ser consultada aqui. Os interessados em abrir um ponto de coleta de roupas devem entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones (19) 2116-0165 ou 2116-0281.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Leonardo Fernandes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino