Noticiário Geral
Ação da prefeitura tem cerca de 170 postos de arrecadação espalhados por Campinas e região
Por Carolina Barela
Com o slogan “sua roupa pode abraçar você”, a Campanha do Agasalho organizada pela prefeitura de Campinas e cidades próximas, em parceria à EPTV, ocorrerá até o dia 31 de julho. Até o momento, já foram arrecadas mais de 3,7 toneladas de doações entre agasalhos e cobertores, de acordo com Vandecleya Moro, Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

Iniciada há pouco mais de 15 dias, os postos de arrecadação da iniciativa já superaram o estimado, e chegam a mais de 170 pontos de coleta espalhados pelo município e região.
Além da mobilização da comunidade, a Campanha visa valorizar o afeto em um momento de distanciamento social exigido pelas circunstâncias da pandemia. “Doar uma roupa ou cobertor nesse momento é um ato de solidariedade, afeto e empatia”, disse a secretaria. Entretanto, Vandecleya alerta para que evite a doação de roupas em mau estado de conservação.
Por conta da pandemia e sob orientação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), todas as doações ficarão em quarentena durante uma semana e, assim, serão distribuídas para as ONGs parceiras. São elas: a SOS Ruas, responsável pela distribuição de agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua, Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante), Rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social e suas organizações parceiras.
EXPECTATIVAS PARA O INVERNO
Segundo Bruno Kabke Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp, para este ano, espera-se uma tendência mais uniforme de temperaturas um pouco acima do normal e chuvas mais coerentes com o período. Porém, ressalta que esse quadro não garante segurança hídrica da região. “Por ser um período de poucos volumes de chuva, é muito importante racionalizar o uso da água.”

Além disso, de acordo com o meteorologista, existe a preocupação com as condições respiratórias, que costumam se agravar nesse período. Em tempos de Covid-19 é necessário que haja cuidados redobrados com a saúde e políticas de ações mais incisivas no combate às queimadas, realçando a importância das campanhas de conscientização e arrecadação de agasalhos.
COMO DOAR
A lista completa de postos de arrecadação pode ser consultada aqui. Os interessados em abrir um ponto de coleta de roupas devem entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones (19) 2116-0165 ou 2116-0281.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Leonardo Fernandes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini