Destaque

21ª Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas será online

A celebração que marca o mês da diversidade acontecerá no dia 27 de junho

Por Bruna Dalago e Carolina Barela

No mês de junho é comemorado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, marcado por pautas sobre diversidade, movimenta empresas e toda a comunidade em prol do combate a LGBTfobia no país. É também quando ocorre a Parada LGBTQIA+ de Campinas, que terá a sua 21ª edição realizada de forma online, pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia, assim como a Parada LGBTQIA+ de São Paulo que aconteceu no último dia 6.

A Parada LGBTQIA+ de Campinas é realizada pela Associação a Parada e Apoio LGBT de Campinas, e segundo os seus organizadores, o evento de 2021 promete muitas apresentações musicais, debates sobre assuntos de extrema importância, e um momento de muita alegria e liberdade para o público.

Douglas Holanda: “A Parada LGBTQIA+ desse ano promete muitos momentos incríveis” (Imagem: Arquivo pessoal)

A edição do ano passado foi a primeira experiência do grupo organizando o evento de maneira online, que definiram a transição para o virtual como um grande desafio. A insegurança foi um sentimento presente durante o planejamento, mas de acordo com a APALGBT, a aceitação e os feedbacks positivos surpreenderam.  

Para a Associação, é de extrema responsabilidade manter o evento, mesmo que de forma virtual. “Quando a gente deixa de realizar um evento do porte da Parada LGBT de Campinas, a gente cala muitas vozes, muitos talentos. A gente deixa de protestar pro mundo, para sociedade em geral, que nós existimos, resistimos, e vamos continuar lutando.”, disse Douglas Holanda, presidente da Associação.

A APALGBT conta com o apoio institucional do Centro de Referência LGBTQIA+ da cidade de Campinas, que fica responsável pela articulação com outros órgãos do poder público sobre o evento. “As paradas são fenômenos sociais que levam milhares de pessoas a reafirmar sua cidadania e seu orgulho de ser quem e como são. Manter o evento é não se permitir voltar aos armários, mesmo que não se possa ocupar ruas e avenidas”, afirmou a Assistente Social e Gestora de Políticas Públicas LGBT de Campinas, Valdirene Santos.

O Centro de Referência LGBT de Campinas oferece orientação jurídica, psicológica e social para a comunidade LGBTQIA+ da cidade, e segundo a assistente social, a procura por atendimento junto à entidade aumentou significativamente durante a pandemia.

Para a comunidade

Paula Bahe: “Ninguém deveria ser punido por ser quem é” (Imagem: Arquivo pessoal)

Paula Bahe é YouTuber e ativista, e sempre fez questão de comemorar o mês do Orgulho LGBTQIA+. Antes da pandemia, ela desfilava em trios elétricos, sempre com muito orgulho de mostrar ao mundo quem é. Para Paula, a maior saudade no evento presencial está em sentir o calor das pessoas, e ver todos sem medo de ser quem são; mas não deixa de reconhecer a importância da comemoração virtual. “É sempre importante participar de eventos como esse, em uma realidade em que muitos têm medo de ser quem são, esse é um tempo de comemorar a nossa liberdade”, contou ela.

A YouTuber já confirmou sua participação na Parada Virtual de 2021, e contou que suas expectativas são de muita música boa, discussões sobre assuntos importantes, e principalmente, sentir a alegria que esse evento traz para ela.

SERVIÇO

Para quem precisar de ajuda, o contato com o  Centro de Referência LGBT de Campinas deve ser feito pelo número 0800-7718765.

A parada virtual contará com debates e apresentações musicais (Imagem: divulgação)

Orientação: Gilberto Roldão
Edição: Fernanda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.