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Especialista afirma que hoje não precisamos mais estar em uma sala de cinema
Por Guilherme Maldaner e Yasmim Temer
Em meio a pandemia do novo coronavírus, 58% dos brasileiros que possuem acesso à internet aumentaram o consumo em serviços de streaming de vídeo, segundo um levantamento feito pela Kantar IBOPE Media. Devido a este período de isolamento social, as pessoas deixaram de ir aos cinemas e passaram a consumir mais conteúdos culturais através deste tipo de plataforma, como a Netflix, Disney Plus, Globoplay, entre outros.
Ainda de acordo com a pesquisa, a média diária de consumo dos brasileiros nos streamings de vídeo é de cerca de uma hora e 49 minutos. O cenário atual do Brasil consiste em três a cada quatro brasileiros terem acesso à internet, o que representa 134 milhões de pessoas, conforme o último estudo TIC Domicílios realizado em 2019.
Segundo o especialista e doutor em Ciências da Comunicação na área de Estudo dos Meios e da Produção Mediática, Fernando Carlos Moura, a experiência de consumir conteúdo “de cinema” está mudando, ação impulsionada pela pandemia do novo coronavírus. “Antes nós tínhamos que estar em uma sala de cinema para ser considerado ‘cinema’, mas hoje não precisamos. Atualmente, é possível fazer grandes ações de marketing em streamings para lançar filmes e rentabilizá-los”, afirmou Moura.
De acordo com o especialista, esta mudança de panorama ficou escancarada em premiações renomadas do cinema, como o Oscar e o Festival de Cannes. “No início, eles (premiações) diziam que só consideravam filmes exibidos em sala de cinema. Porém, com a pandemia e a pressão que houve, isso se reverteu e, hoje, as produções audiovisuais de streamings de vídeo também são analisadas”, enfatizou Moura.
Apesar de os serviços de streaming terem se popularizado, muitos brasileiros ainda não têm conhecimento dessas plataformas. A manicure Rosecler Machado comenta que antes da pandemia ela não possuía nem smart tv, uma vez que não usava Netflix e nem Youtube. “A minha irmã foi quem me apresentou a Netflix eu comecei a utilizar. Hoje até smart tv eu tenho. Até porque ficando mais em casa eu precisava de algo que me distraísse e também distraísse as minhas filhas”, conta.
Por outro lado, muitas pessoas já utilizavam os serviços de streaming e com a chegada da pandemia esse costume se intensificou. Daniela Garcia, empresária explica que, com a chegada da pandemia e todo o estresse gerado por ela, acabou que os streamings a ajudaram a passar o tempo e aliviar um pouco do estresse.
A empresária pontua também que, devido a mudança no formato de trabalho, estar de home office faz com que o acesso aos streamings de vídeo seja facilitado, intensificando a frequência de uso destas plataformas. “Antes da pandemia eu só tinha conta na Netflix, mas hoje em dia eu sou assinante do Disney Plus, Prime Video e Globoplay”, complementa.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Patrícia Neves
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