Destaque

“Detectados logo, 90% dos casos de câncer de próstata têm cura”

A urologista Elaine Bronzatto aponta a importância do diagnóstico precoce

 

 

 

 

 

 

Por: Fernanda Almeida

“Vivemos numa sociedade machista. Então, esse preconceito ainda existe”, afirma a urologista Elaine Bronzatto sobre o tabu em relação ao exame de toque retal, que busca detectar o câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa doença causou 15 mil mortes por ano no biênio de 2018 e 2019, sendo o tipo de câncer mais frequente em homens, após o de pele. No mesmo período, foram mais de 68 mil novos casos para cada ano.

O Novembro Azul, campanha internacional lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) em 2011, tem como objetivo alertar a população sobre a doença e promover a conscientização sobre o câncer de próstata e seu diagnóstico precoce.

Campanhas e veículos de informação ajudam a diminuir o preconceito do exame de toque, diz a urologista Elaine Bronzatto (Foto: acervo pessoal)

Em entrevista ao Digitais, Elaine Bronzatto, urologista pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em cirurgia urológica minimamente evasiva pelo hospital Sírio-Libanês,  fala sobre a importância do exame de próstata, indicando qual é a idade adequada para o início de sua realização, além de falar sobre o tabu do exame de toque retal e de como campanhas de conscientização como a do Novembro Azul ajudam a combater esse preconceito.

Qual é a importância da realização do exame? Quantas vezes é recomendado fazer esse exame e qual é o perfil dos homens que devem realizá-lo?

A importância do exame é o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que, quando detectados no início, tem cura em mais de 90% dos casos. Ele também minimiza as sequelas do tratamento, que são menos agressivos quando a doença é detectada no começo.

As sociedades de urologia recomendam que a partir dos 50 anos de idade o homem deve consultar o urologista com a finalidade de detectar um possível  câncer de próstata. Exceto quando houver fatores de risco associados, como parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou pacientes negros. Nesses casos, deve-se começar essa triagem aos 45 anos.

E em questão às travestis ou transexuais e pessoas que usam hormônios? Os exames, o tratamento e o perfil são os mesmos de homens cisgêneros? Essas pessoas têm mais risco de um câncer de próstata?

Em relação aos travestis e transexuais, não existe mudança de conduta em relação aos cuidados com o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Já sobre o uso de hormônios, também não existe uma resposta científica que determine aumento desse tipo de câncer.

 

Leia Mais: Homens com câncer de próstata estão sujeitos a depressão

 

Muitas pessoas apenas realizam o exame de sangue, mas o recomendado é fazer também o de toque. Por que apenas o de sangue não é suficiente? O que cada uma traz de importante para o diagnóstico?

A investigação para a doença deve ser realizada com o exame de sangue, para identifica o nível do PSA.  Ele aumenta quando há câncer de próstata, mas também em outras situações, como em casos de prostatite, que é quando ocorre uma infecção, e em casos de hiperplasia prostática benigna, no qual há um aumento da próstata.

O toque retal, no entanto, é muito importante para detectar diretamente nódulos palpáveis na periferia da próstata, que é o local mais acometido pela doença.

A doutora aponta o toque retal importante para a identificação de nódulos (Foto: Acervo pessoal)

Homens negros têm uma chance maior de ter câncer de próstata do que homens brancos. Por que isso ocorre? E isso afeta a idade em que eles devem começar a procurar um médico e a quantidade de vezes que o exame deve ser realizado por ano?

Por enquanto, sabemos que esse maior risco de câncer de próstata em homens negros tem relação com a etnia, mas ainda não há resposta científica sobre o motivo. Eles devem começar então começar a procurar médicos aos 45 anos e realizar o exame, a princípio, anualmente. O médico responsável pode determinar para cada caso mudança nessas orientações, em relação à idade e à frequência de acompanhamento.

O exame de toque é muito rápido e indolor, mas há ainda muito preconceito em volta dele. Isso faz com que muitos homens não realizem o teste, com medo da reação do seu corpo durante o procedimento. Como desconstruir esse preconceito?

Ainda há um tabu relacionado ao toque retal, pois vivemos numa sociedade machista e esse preconceito existe, porém está sendo superado cada vez mais graças a campanhas e veículos de informação que ajudam a diminuir esse preconceito e conscientizam a população.

Como é o exame no SUS? Há um contato fácil com urologista?

Não sei como está a fila no SUS agora, mas tive a oportunidade de trabalhar no SUS há cerca de 5 anos, e meus pacientes faziam exames anuais, sem atraso. Porém, os que tinham câncer tinham que esperar um pouco mais para o tratamento, infelizmente.

Orientação: Juliana Doretto

Edição: Sofia Pontes


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.